
Chimoio (Moçambique), 26 Dez (AIM) – O Serviço Nacional de Migração (SENAMI) registou, nos últimos sete dias, o trânsito de mais de 8 mil cidadãos, nacionais e estrangeiros, através da fronteira de Machipanda, na província de Manica, centro de Moçambique.
Parte considerável de cidadãos estrangeiros tinha como destino a cidade da Beira, capital da província central de Sofala, província de Inhambane e outros lugares turísticos para desfrutar das lindas praias e outras belezas que a natureza oferece durante a festa do Natal e de Fim de Ano.
O porta-voz dos Serviços de Migração na província de Manica , Abílio Mate, que revelou o facto, explicou que para combater a entrada ilegal de cidadãos, foram instalados vários postos de fiscalização nas principais rodovias da província.
“O número de entradas poderá aumentar tendo em conta que ainda vem aí a festa do fim de ano. Nos postos de controlo e fiscalização foram contabilizados cerca de 8 mil cidadãos que através da fronteira de Machipanda escalaram o nosso país. Porém, também tivemos casos de saídas de muitos cidadãos moçambicanos para o Zimbabwe, Botswana, entre outros países do interior” disse Abílio Mate.
“Acreditamos que ao longo desta semana, mais cidadãos entrarão em Moçambique. O nosso país tem praias e outros locais bastante concorridos por turistas durante a quadra festiva do Natal e de Fim-de-Ano. Portanto, com o envolvimento de outras entidades, continuaremos a trabalhar para garantir a circulação de pessoas e bens em segurança.
Durante a festa do Natal e de Fim-de-Ano, de acordo com Abílio Mate, estão destacados funcionários, que inclui os afectos ao sector administrativo para reforçar as equipas de fiscalização e controlo na fronteiriço de Machipanda e outras postos de travessias oficiais .
“O nosso apelo é que as pessoas evitem atravessar as fronteiras ilegalmente. Usem as fronteiras oficiais estabelecida pelo Estado. Os cidadãos que forem encontrados a transpor a fronteira por lugares não indicados poderão ser detidas e passarem as festas em situações não muito agradáveis. É desejo de todos nós passarmos as festa de forma condigna e que cada um esteja no seio familiar”, disse a fonte.
Mate referiu, embora sem revelar número, que durante o fim-de-semana foram neutralizados cidadãos que tentaram atravessar ilegalmente a linha de fronteira com o Zimbabwe.
Estes cidadãos estão retidos e os estrangeiros, dentro de dias, poderão ser repatriados aos seus países de origem.
“Temos um número significativo de cidadãos retidos por tentarem violar a linha de fronteira. Trabalho está em corso para que os estrangeiros regressem aos países de proveniência. Contamos com o envolvimento das comunidades que nos ajudam a identificar as vias usadas por estes violadores”, referiu.
Mate considera, de uma forma geral, que a festa do Natal decorreu num ambiente calmo e tranquilo, sem a ocorrência de muitos casos de retenção de cidadãos ilegais na província de Manica.
(AIM)
NM /sg