Maputo, 26 Fev (AIM) – A Comissão Política da Frelimo, partido no poder em Moçambique, aprovou as novas chefias das Brigadas Centrais de assistência às províncias, anunciou esta segunda-feira (16) a porta-voz do partido Ludmila Maguni, minutos após o término da 20ª sessão ordinária da Comissão Política do partido.
Assim, para a província nortenha de Niassa, a Comissão Política, o órgão deliberativo entre as sessões do Comité Central, indicou o antigo secretário-geral da Frelimo, Filipe Paúnde.
Para a província de Cabo Delgado, foi indicada a actual presidente da Autoridade Tributária, Amélia Muendane, e para Nampula foram indicados dois membros, nomeadamente, o actual secretário-geral da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN) Fernando Faustino, e o chefe da bancada parlamentar da Frelimo na Assembleia da República (AR), Sérgio Pantie.
Já para a província central da Zambézia, a Comissão Política aprovou o antigo primeiro-ministro, Aires Ali. Em Sofala (centro) o ex-presidente do Conselho Municipal da cidade de Maputo, Eneas Comiche. Em Manica está a actual presidente da AR, Esperança Bias, e em Tete está o deputado da AR, Damião José.
Para Inhambane, a Comissão Política aprovou o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, para Gaza a ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa.
Para a província de Maputo, a Comissão Politica indicou a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, e o antigo ministro dos Transportes e Comunicações, Tomás Salomão.
A Comissão Política apontou ainda o antigo deputado da AR e actual conselheiro do Presidente da República, Francisco Mucanheia.
Na diáspora, indicou a antiga ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e actual conselheira do Presidente da República, Alcinda de Abreu.
Ainda no Gabinete Central de Preparação de Eleições, a Comissão Política aprovou também as chefias das áreas da Actividade Interna, Verónica Macamo, João Muchine Mudema (chefe-adjunto) e Iasalde das Neves Ussene (chefe-adjunto).
Para a área de Mobilização e Comunicação Social, a Margarida Talapa, como chefe, e Damião José (chefe-adjunto) e Ludmila Maguni (chefe –adjunto).
Área de Finanças e Logística, o actual primeiro-ministro, Adriano Maleiane (chefe), Sónia Vitorino Macuvel (chefe-adjunta) e Max Tonela (chefe-adjunto).
Área de Documentação, Eneas Comiche, como chefe, e Francisco Mucanheia (chefe-adjunto).
Área de Verificação e Análise de Candidaturas, é a ministra da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoana (chefe) e Esperança Bias (chefe-adjunta).
Área de Defesa e Segurança, o antigo combatente, Alberto Chipande (chefe) e Fernando Faustino (chefe-adjunto).
Área de Relações Exteriores, é chefiada pela Alcinda de Abreu, e Tomé Picasso (chefe-adjunto).
O gabinete é chefiado pelo secretário-geral da Frelimo, Roque Silva.
A reunião da Comissão Política foi dirigida pelo Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, que é igualmente, Presidente da República.
(AIM)
Ac/sg