
Presidente da República, Filipe Nyusi, reúne-se com empresários argelinos
Maputo, 01 Mar (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, convidou esta sexta-feira (01) os empresários argelinos a investirem em Moçambique e, para o efeito, destacou as potencialidades e oportunidades que abundam no país.
Nyusi apontou como exemplo os sectores da mineração, energia, turismo e pescas como sendo parte das oportunidades para investir em Moçambique.
O chefe de Estado formulou o convite em Argel, capital argelina, durante um encontro mantido com um grupo de empresários daquele país no âmbito da visita de trabalho de quatro dias que efectua a aquele país da África do norte.
Na ocasião, o presidente Nyusi reiterou a abertura de Moçambique em continuar a firmar parcerias para a exploração dos recursos naturais que o país dispõe.
Apontou como prioridade para Mocambique “a troca de experiências e formação do capital humano em diferentes áreas. Na área de petróleo e gás há todo o potencial dos dois países poderem juntos trabalhar no sentido de cooperar de forma empresarial para o mesmo fim”.
O estadista moçambicano salientou que existem espaços privilegiados para as empresas argelinas participarem de forma individual ou em parceria com as moçambicanas na exploração e transformação dos recursos naturais que o país possui.
Ainda hoje, o estadista moçambicano reuniu com representantes de grandes empresas dos ramos de agricultura, energia, turismo e infra-estruturas, bem como com os presidentes dos conselhos de administração da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (SONATRACH) e de Electricidade e Gás (SONELGAZ) deste país.
Durante o encontro, as partes abordaram vários a cooperação nos sectores de energia, agricultura, comércio, entre outras.
Em declarações à imprensa no fim do encontro, o director de Promoção de Oportunidades de Exportação e de Negócios no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Argélia, Fassih Rabah, manifestou a sua satisfação com as perspectivas para o futuro.
“Estamos satisfeitos porque há muitas possibilidades. Na área de energia, por exemplo, vimos que não é só nos hidrocarbonetos, mas também em termos de energias renováveis, podendo ainda se fazer muito mais. E nós podemos trabalhar, também, na agricultura e no comércio”, disse.
No encontro, o responsável pela associação empresarial que congrega empresários do sector público e privado anunciou que está para breve o envio de uma missão exploratória a Moçambique.
Estamos a trabalhar no sentido de enviar essa delegação o mais breve possível”, disse.
Rabah avançou também que o seu país vai organizar uma feira internacional, em Junho próximo, e manifestou a vontade de ver empresários moçambicanos como parte do evento.
“Estamos a fazer tudo para que haja uma presença mais visível de empresas argelinas em Moçambique a desenvolverem actividades económicas, assim como desejamos também acolher empresas moçambicanas que queiram desenvolver negócios na Argélia”, afirmou.
A possibilidade de criação de um Conselho Empresarial ou de negócios é outro aspecto referido pelo dirigente argelino, uma entidade que vai congregar as maiores empesas argelinas e internacionais.
(AIM)
FG/sg