Maputo, 01 Mar (AIM) – As autoridades sanitárias reportaram a eclosão de um novo surto de cólera esta quinta-feira (29), em dois menores de nove meses e seis anos de idade no Centro de Saúde de Ressano Garcia (CSRG), distrito da Moamba, na província de Maputo.
O diagnóstico da doença foi revelado esta sexta-feira (01), em conferência de imprensa, pela directora do Serviço Provincial de Saúde (SPS) em Maputo, Iolanda Santos.
A fonte anotou que as duas crianças, que testaram positivo para a cólera, encontram-se em observância médica nas suas residências.
“Levou três dias para nós termos o resultado, neste momento estas crianças estão bem, gozam de boa saúde, estão melhores. Também fizemos a colheita de amostras dos seus familiares, agregados, irmãos, a criança de seis anos de idade tinha um agregado de cinco, incluindo pai, mãe e seus irmãos, neste grupo para além da criança de seis anos apenas uma tinha sintomas de diarreia e vómitos como o irmão e os outros eram assintomáticos”, explicou.
“A criança de nove meses de idade, os familiares também são assintomáticos, entretanto colhemos as amostras também mandou-se para cultura, antes fizemos teste rápido e foram negativos, acrescentou.
Face ao surto, o sector da saúde na província de Maputo busca respostas para compreender as causas do ressurgimento da doença nesta parcela do país.
A eclosão do novo surto preocupa sobremaneira as autoridades sanitárias pois ambos casos não têm registo de contacto com pessoas provenientes de zonas afectadas.
“Nós tentamos pesquisar também a história destes dois casos, se tiveram uma viagem recente a um local endémico de cólera. Não têm história de viagem recente e não têm história de contacto de pessoas com cólera”, refere Santos.
Para evitar o aumento dos casos da doença na província, o sector da saúde está em alerta máximo e apela a colaboração das comunidades para o reforço das medidas de higiene colectiva e individual.
“Antes de consumir os alimentos devem ser lavados, devem ser conservados e proteger os alimentos das moscas e a água a consumir deve ser potável fervida ou tratada com certeza”, recomendou.
A província de Maputo havia sido declarada livre da cólera em Junho de 2023 após o controlo do caso que foi diagnosticado em um menor de sete anos de idade no distrito de Matutuíne.
(AIM)
FG/sg