Maputo, 27 Mar (AIM) – O Instituto Nacional de Redução de Risco de Desastre (INGD) garante já ter equipas posicionadas para reforçar os sistemas de pré-posicionamento em resposta ao alerta emitido terça-feira (26) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) face a aproximação da tempestade tropical “Gamane” nas regiões norte e centro de Moçambique.
O “Gamane”, segundo o alerta do INAM, trata-se do nono sistema de baixa pressão que se formou na Ilha de Madagáscar e evoluiu para estágio de tempestade tropical severa e poderá afectar o estado do tempo com chuvas moderadas, localmente fortes, nas zonas centro e norte de Moçambique.
Questionada pela imprensa sobre os preparativos para a eventualidade atingir as regiões costeira, a presidente do INGD, Luísa Meque, garantiu que já há equipes de nível provincial a trabalhar nas zonas identificadas como de alto risco.
“Já fizemos o pré-posicionamento ao nível das províncias e sempre que há uma previsão ao nível dessas zonas, reforçarmos aquilo que é o nosso reposicionamento”, disse.
Acrescentou que face as previsões para as zona norte e centro, “as equipas que lá estão já estão nessas zonas identificadas a trabalhar no reforço de mecanismos de prevenção”.
Meque falava na manha de hoje (27), na cidade de Maputo, a margem de uma visita que efectuou às famílias afectadas pelas induções na capital do país.
(AIM)
Sc/sg