
Técnicos da EDM em trabalham para repor fornecimento de energia. Foto arquivo
Vanduzi (Moçambique) 03 Mai (AIM) – Cerca de cinco mil famílias poderão beneficiar de corrente eléctrica da rede nacional ainda este ano, no distrito de Vanduzi, província de Manica, centro de Moçambique.
Trata-se de famílias residentes em oito comunidades daquela distrito, abrangidas por um projecto que inclui a expansão de cerca de 60 quilómetros de rede de energia eléctrica.
A estas famílias juntam-se outras 1.400 que, no ano passado, beneficiaram de novas ligações de energia eléctrica de rede nacional.
O administrador do distrito de Vanduzi, Pedro Amade, falando há dias, à reportagem da AIM, explicou que 25 quilómetros serão de linha de média tensão e outros 35 quilómetros de baixa tensão.
“Também serão introduzidas melhorias da rede em algumas comunidades. Ainda temos alguns povoados que precisam de energia eléctrica da rede nacional”, disse Pedro Amade.
“Algumas comunidades têm energia, mas ela ainda é fraca devido à demanda de cada zona. O distrito está em franco crescimento. Os bairros também estão em desenvolvimento. Portanto, é importante que tenhamos uma energia de boa qualidade”.
Pedro Amade acredita que com ampliação e melhoria no fornecimento de energia eléctrica, o distrito de Vanduzi poderá conhecer um desenvolvimento em todas as áreas, a destacar o comércio e outros investimentos.
“O importante é termos energia eléctrica de melhor qualidade, principalmente naquelas zonas ou comunidades com algum potencial agrícola a para atracção de mais investimentos. Temos o caso da zona de Macadeira onde precisamos de energia, sublinhou Amade.
“É uma zona que neste momento não tem corrente eléctrica. Para além desta zona, existem outras em média de sete que precisam de energia eléctrica”, acrescentou.
A expansão e o melhoria da rede eléctrica é um programa levado a cabo pelo governo. As obras já iniciaram em algumas regiões. É um processo que será feito de forma faseada e até finais deste ano, as cinco mil famílias terão a corrente eléctrica.
“Será um grande ganho para a população e uma alavanca para o crescimento social e económico do nosso distrito. Teremos mais infra-estruturas e empregos para a juventude, onde eles poderão apostar no auto-emprego, como é o caso de serralharia, agricultura, comércio e outras iniciativas de desenvolvimento”.
O distrito de Vanduzi é potencial na produção agropecuária.
Tem um universo de 138.715 habitantes, distribuídos por três postos administrativos, nomeadamente, Matsinho e Vanduzi – sede.
(AIM)
NM/sg