
Embarcacao NYELETI de transporte de passageiros fundeada ao largo costa da ilha da Inhaca. foto de Ferhat Momade
Maputo, 09 Mai (AIM) – O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, garante que as obras de construção da ponte-cais no distrito municipal de Ka Nyaka, cidade de Maputo, deverão arrancar no último trimestre do presente ano.
Magala anunciou o facto hoje, na capital moçambicana Maputo, durante a 8ª Conferência do Porto de Maputo.
O ministro explicou que actualmente decorre a fase final da avaliação das propostas e a ponte surge como resultado da extensão da concessão do período no qual a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) vai gerir o Porto de Maputo.
“Devem recordar, quando há uns meses estivemos neste local para assinalar a extensão da concessão (dos portos ao MPDC), mencionámos os investimentos sociais, estruturantes negociados, no âmbito do acordo de extensão e é com enorme satisfação que anuncio que um deles, é a construção da ponte-cais de Ka Nyaka”, disse.
“Já está a ganhar contornos. Estamos na fase final da avaliação de propostas. A previsão é que as obras iniciem no último trimestre do presente ano”, apontou.
A ponte cais da Ilha encontra-se fora de uso desde Outubro de 2013 e como acto de responsabilidade social a MPDC quer entregar uma nova aos habitantes da ilha.
A obra surge no âmbito da responsabilidade social da MPDC naquela ilha e com vista a conferir maior segurança e comodidade aos utentes, em Setembro último foi restabelecida a ligação regular entre a Ilha da Inhaca e a cidade de Maputo, com a retoma da embarcação KaNyaka.
A restauração da embarcação custou ao governo e MPDC mais de 300 mil dólares, (cerca de 18 milhões de meticais).
Com uma população calculada em pouco mais de seis mil habitantes, Inhaca é uma ilha turística situada à entrada da baía de Maputo, no sul de Moçambique, com uma área de 42 quilómetros quadrados e dimensões norte-sul de 12,5 quilómetros e este-oeste de 7 quilómetros.
(AIM)
CC/sg