Inhaka (Moçambique), 01 Nov (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, lançou hoje (01) a primeira pedra para a construção da tão almejada ponte cais na Ilha de Inhaca, na capital moçambicana.
Trata-se de uma infra-estrutura de importância imensurável para a população local, pois vai aliviar o seu sofrimento, de mais de 40 anos, na sequência do desabamento da anterior devido ao seu elevado estado de degradação.
O drama da falta de uma ponte cais encarecia o custo de vida local, inviabilizava projectos de desenvolvimento e colocava a ilha fora do mapa turístico nacional, apesar do seu enorme potencial.
A nova ponte, com uma extensão de um quilómetro, capacidade para cinco toneladas de peso das viaturas, nove metros de largura permite a circulação de veículos em dois sentidos. As obras, orçadas em 13 milhões de dólares, terão duração de um ano.
O financiamento surge no âmbito da responsabilidade social da empresa DP WORD que, que recentemente estendeu a concessão do Porto de Maputo por mais 25 anos. Na fase de execução, as obras deverão criar perto de 200 postos de trabalhos para jovens locais.
Despois de receber uma explicação exaustiva sobre o projecto executivo da ponte cais, o Chefe do Estado, explicou as razões que levaram o governo e parceiros a avançarem com a construção do empreendimento.
“Quando viemos cá em 2022, naquela ocasião, ouvi atentamente as vozes dos nossos compatriotas, muitos dos quais estão aqui presentes. Na altura, expressaram a necessidade urgente de melhorar as condições de acesso e a mobilidade para garantir um futuro mais promissor para esta comunidade. Hoje as obras vão arrancar. Os ilhéus de Ka Nhaka anseiam pela ponte desde 2013, altura em que foi interdito o uso da ponte anterior devido ao elevado estado de degradação.” explicou Nyusi.
Com a construção da ponte, a ilha também irá ganhar mais um atractivo turístico, espevitado por uma infra-estrutura de qualidade e dimensão internacional.
“Esta infra-estrutura, além das vantagens a que fizemos alusão no âmbito económico, será a maior ponte cais do mundo como fomos informados. Maior ponto caixa do mundo com comprimento de quase um quilometro de comprimento”, disse Nyusi.
Reiterou o potencial da ponte na atracção de investimento, representando uma verdadeira oportunidade para o desenvolvimento socioeconómico, investigação cientifica, criação de emprego, promoção do turismo.
Ovacionado pela população presente e visivelmente satisfeita pelo início da concretização de um sonho colectivo a nível local, Nyusi prometeu voltar a ilha para acompanhar a evolução das obras.
Rasaque Manhique, edil da cidade de Maputo, que apoiou incondicionalmente a materialização do projecto, disse que a nova ponte será um legado para as próximas gerações e vincou o papel que irá jogar na melhoria da circulação de pessoas e bens na ilha.
Ouvidos pela AIM, alguns membros das comunidades não esconderam a sua satisfação com o arranque das obras de um projecto.
“É concretização de um sonho. Aqui na Inhaca havia muito sofrimento para a circulação de pessoas e bens”, disse Ana Jacinto, uma anciã vendedeira de peixe no mercado local, num breve contacto mantido com a reportagem da AIM.
“Não dúvidas que a ponte vai melhorar a ilha. Nós já precisávamos da ponte. Era muito difícil ir para a cidade fazer compras e traze-las para aqui”, disse Marcos Henriques, um jovem pescador.
A Ilha de Inhaca, com pouco mais de seis mil habitantes, dista cerca de 35 quilómetros da capital moçambicana, mas a falta de uma ponte cais e embarcações com circulação regular, tornava a vida dos ilhéus bem mais difícil.
(AIM)
Paulino Checo (PC) /sgNyusi lança primeira pedra para construção da ponte cais na ilha de Inhaka