
Maputo, 11 Mai (AIM) – A Nacala Logistics acaba de entregar oficialmente um sistema fotovoltaico composto por 14 painéis solares, quatro baterias e um transversor à Escola Primária de Cunle, distrito de Ribàué, província de Nampula, norte de Moçambique.
O sistema tem capacidade para fornecer corrente eléctrica durante dez dias sem que faça sol.
Trata-se de um investimento de cerca de um milhão de meticais (aproximadamente 16 mil dólares).
Além do sistema fotovoltaico, a empresa instalou quatro postes com lâmpadas solares para iluminar o pátio da escola.
A cerimónia de entrega, que ocorreu ainda esta semana, foi presidida pelo administrador do distrito, Rafael Mário Tarcísio, na presença do representante da Nacala Logistics, líderes comunitários, direcção da escola, alunos, professores, pais e encarregados de educação, e outros membros da comunidade.
Segundo o representante da Nacala Logistics, Celso Mutadiua, a entrega do sistema fotovoltaico é a realização do sonho de mais de 200 crianças que estudam naquele estabelecimento de ensino.
“A Nacala Logistics tem muito orgulho em ser parceira do governo na materialização deste importante projecto que irá contribuir para massificação da educação abrindo espaço para a introdução do ensino nocturno na região e, desta forma, impulsionar o desenvolvimento local’’, disse Mutadiua, citado num comunicado de imprensa da empresa, recebido pela AIM.
Durante a recepção do sistema, o administrador de Ribàué agradeceu a Nacala Logistics pela resposta positiva ao pedido do governo aquando da entrega da escola, e apelou a direcção e a comunidade local a cuidarem do activo para que possa servir, também, às próximas gerações.
Para o director da escola, Almeida Figueiredo, a iluminação é sinal de desenvolvimento. “Já não precisamos percorrer grandes distâncias para impressão de documentos importantes e com o aumento das necessidades podemos projectar o ensino nocturno’’, disse Figueiredo.
A Escola Primária de Cunle foi construída pela Nacala Logistics no ano passado, no âmbito da responsabilidade social da empresa. Ela é composta por três (03) salas de aula devidamente mobiladas, um bloco administrativo, sanitários para alunos e professores, um furo e um tanque de água.
A recém instalação do sistema fotovoltaico na mesma escola revela o compromisso da Nacala Logistics em continuar a contribuir para o desenvolvimento local das regiões onde opera e de Moçambique no geral.
A Nacala Logistics é uma empresa ferro-portuária responsável pela gestão do terminal portuário multiusuário de Nacala-a-Velha e dos 1.600 quilómetros do sistema ferroviário Nacala Porto – Cuamba – Entre Lagos, entre outros.
(AIM)
mz