
Presidente da República, Filipe Nyusi, (no centro) recebe uma saudação das Forças de Defesa e Segurança por ocasião do 49º aniversário da Polícia
Maputo, 20 Mai (AIM) – O novo Reitor da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), Custódio Zandamela, tomou posse hoje, em Maputo, durante uma cerimónia dirigida pelo chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, que o incumbiu a missão de responder aos actuais desafios daquela instituição vocacionada à formação de quadros superiores da polícia.
“Custódio Zandamela, general da reserva solicitado, é um general que carrega uma experiência geracional, cuja nomeação e tomada de posse vem responder aos actuais desafios da ACIPOL. É um polícia e um homem experimentado dos líderes académicos e policiais”, explicou.
O estadista diz que se trata de um docente universitário da ACIPOL e outras instituições de ensino superior que ao longo do tempo tem vindo a dar o seu contributo na formação e capacitação de agentes da polícia.
“Elemento do corpo das Forças Populares da Libertação de Moçambique em 1975, veio a ser integrado no corpo da Polícia de Moçambique, ou seja, é um filho da casa que carrega todos os tempos da Polícia da República de Moçambique”, destaca Nyusi, para o também condecorado com a Medalha Veterano da Luta de Libertação Nacional
Diz que a figura ora eleita, será “um elemento decisivo para o cumprimento exitoso da missão” que lhe foi confiada, adicionado pelo facto de conhecer “bem a casa e a equipa que passará a dirigir” vai permitir uma fácil integração, compreensão dos desafios e adopção de soluções adequadas ao contexto da instituição.
Nyusi agradeceu ao antecessor, José Mandra, pela gestão da instituição por nove anos, marcados pela formação de quadros jovens e ainda por momentos atípicos como a pandemia da Covid-19.
“Foram momentos muito difíceis em que dirigiu a ACIPOL e uma das coisas que me marcou foi ter conseguido gerir a ACIPOL num tempo de Covid-19. Este foi o exemplo que vai ficar para todos os moçambicanos, para além de ter graduado muitos jovens que agora fazem a diferença na corporação policial”, referiu.
Ainda esta manhã o Chefe de Estado recebeu uma saudação das Forças de Defesa e Segurança por ocasião do 49 aniversário que se assinala sob o lema “PRM 49 anos aprimorando capacidades de prevenção, combate à criminalidade, raptos, terrorismo, sinistralidade e de protecção dos pleitos eleitorais”.
(AIM)
CC/sg