Maputo, 03 Ago (AIM) – Pelo menos cinco mil jovens moçambicanos poderão beneficiar de formação gratuita em Desenvolvimento de Competências Interpessoais, Comunicação, Gestão Financeira, e Habilidades Empresariais, até o fim do presente ano.
A iniciativa é do “ABSA Bank Moçambique”, através do programa “Ready to Work” que este ano, na sua oitava edição, vai se expandir presencialmente para as províncias de Manica, Sofala, Zambézia e Tete, centro do país.
A directora de “Marketing” e Relações Corporativas no “Absa Bank Moçambique”, Tânia Oliveira, disse que a meta é transformar a trajectória profissional do jovem moçambicano.
“O ‘Ready to Work’ tem-se consolidado, ano após ano, como um marco para a juventude moçambicana e a expansão do programa para a região centro e a colaboração directa com as universidades elevam-nos a novas alturas, colocando-nos na rota dos jovens comprometidos em transformar as suas trajectórias profissionais”, disse.
Nestas iniciativas, a instituição bancária trabalha em parceria com as universidades locais para permitir uma melhor adaptação do programa às necessidades específicas dos jovens e uma maior divulgação das oportunidades.
A Directora explicou que através de parcerias estratégicas com as universidades fortalecem o impacto do programa, permitindo a que jovens nas regiões atendidas tenham acesso directo a recursos essenciais para a sua preparação profissional.
“Estas colaborações facilitam a oferta de workshops e sessões práticas, permitindo uma experiência de aprendizagem imersiva”, sublinhou.
Desde o seu lançamento, em 2016, o programa “Ready to Work” já capacitou mais de 18 mil jovens em todo o país, oferecendo formação gratuita em áreas distintas.
Além das sessões presenciais nas províncias da região centro de Moçambique, o programa também está disponível “online” para o alcance de jovens interessados nas outras regiões do País.
“Com o compromisso de promover uma educação contínua e acessível para o crescimento socioeconómico de Moçambique, no futuro pretendemos expandir ainda mais o alcance do programa, incluindo todas as regiões onde opera, com todas as suas agências, servindo como pontos de apoio e promoção”, concluiu Tânia Oliveira, citada numa nota daquela instituição enviado hoje à AIM.
(AIM)
CC/mz