Maputo, 09 Set (AIM) – A Frelimo na cidade de Maputo garante, caso ganhe as eleições gerais de 09 de Outubro próximo, massificar os desportos tradicionais como forma de empoderar e potenciar a juventude moçambicana em criatividade e lazer.
A garantia foi avançada Domingo (08), no bairro suburbano de Hulene, pelo primeiro secretário da Frelimo na cidade de Maputo, António Niquice, durante o intervalo do jogo entre Hulene e Laulane, alusivo ao torneio Chapo-Chapo, lançado semana finda no bairro da Mafalala.
“Nós queremos valorizar o futebol, o desporto; temos estado também a evoluir noutras modalidades: basquetebol, desporto de rua, os nossos jogos tradicionais, o Txuva, Muravarava, entre outras modalidades”, disse.
Trata-se de uma oportunidade para socializar o manifesto eleitoral da Frelimo que, segundo Niquice, preconiza, num dos pilares, o desenvolvimento do desporto, incluindo da cultura, que se alia aos compromissos do candidato para a Presidência da República apoiado pela Frelimo, Daniel Chapo.
Reiterou que Chapo promete instalar um banco de desenvolvimento em Moçambique e, “acreditamos que com esse banco muitos jovens que querem, através das iniciativas empreendedoras do autoemprego, poderão recorrer a esta instituição para financiar os seus projectos”.
De acordo com Niquice, ao financiar os projectos, os moçambicanos poderão ter taxas de juros baixos.
“Nós pensamos que vai galvanizar e também dar mais garantia à juventude para poder entrar no campo do emprego e autoemprego”, afirmou.
Cerca de 16 milhões de eleitores deverão votar no novo Presidente da República, nos novos deputados da Assembleia da República, o parlamento do país, e membros das assembleias provinciais.
(AIM)
ac/dt