Dondo (Moçambique), 06 Out (AIM) – O mandatário do candidato presidencial da Frelimo e promotor do torneio da vitória Chapo Chapo, Feito Tudo Mal, anunciou sábado (4), na cidade de Dondo, província de Sofala, que esta iniciativa desportiva que vem sendo desenvolvida nos bairros será replicada em todos distritos do país.
O objectivo da iniciativa é massificar o desporto em todos distritos, com vista a descoberta de talentos no país.
Segundo o mentor da iniciativa Feito Tudo Male, mandatário de Daniel Chapo, a organização quer massificar sobretudo o desporto rei (futebol), sem olhar apenas as equipas tradicionais conhecidas.
“A nossa visão é massificar esse desporto rei, nós estamos a levar esse movimento para os bairros, se forem a verificar as equipas são constituídas por jovens dos bairros que é para evitar que os jovens se divirtam em drogas, entre outros comportamentos desviantes”, disse.
“Se calhar as pessoas podem pensar que nós estamos a fazer apenas no âmbito da campanha eleitoral, não é verdade, esse é o movimento que vai continuar, apenas vai mudar de nome e posteriormente levado para todos distritos”, afirmou.
Explicou que este tipo de iniciativas positivas vai contribuir para que os treinadores não tenham dificuldades no momento de buscar talentos.
“Apenas vai mudar de nome após as eleições, e estamos a discutir ao nível de direcção para por o nome adequado, esse é um projecto que veio para ficar para que os jovens se distanciem das drogas”, frisou.
O evento de sábado, que teve lugar no bairro Nhamayabwe, envolveu quatro equipas, provenientes de igual número de distritos (Cheringoma, Gorongosa, Manica e Dondo). As equipas receberam troféus e valores monetários variando entre 20 mil e 50 mil meticais.
A administradora distrital de Dondo, Maria Bernadete Cipriano Roque, enalteceu a iniciativa e apelou a população do distrito a depositar o seu voto em Daniel Chapo e a Frelimo.
O primeiro Secretário distrital da Frelimo no Dondo, Jó dos Santos Invunguira, disse que esta em curso uma marcha, um movimento rumo ao dia 9 de Outubro. “Nesta marcha participam muitas pessoas, muitos grupos sociais e os desportistas não quiseram ficar atrás, alguns iam casa a casa, pessoa a pessoa, orientavam comícios pedindo voto. Aos desportistas foram pedidos votos através dos seus pés e a bola”, disse.
Jó Dos Santos acrescentou que “somamos o quadragésimo segundo dia de campanha eleitoral, o penúltimo, para depois irmos a reflexão de dois dias e no dia 9 votarmos na Frelimo para Assembleias da República, Assembleias Provinciais e no Daniel Chapo”, disse.
Este domingo (6), a Associação Amigos de Chapo prossegue as suas actividades na província de Nampula, na zona norte do país.
(AIM)
MR/sn