
Candidato Presencial da FRELIMO, Gueta Chapo, discursando no Comício Popular na Cidade de Cuamba, província de Niassa. Foto de Carlos Júnior
Nelúcia Manhiça, da AIM, em Cuamba
Cuamba (Moçambique), 27 Set (AIM) – A esposa do secretário-geral e candidato presidencial da Frelimo, Gueta Chapo, enaltece o trabalho realizado pelos membros e simpatizantes do partido no poder em Moçambique, que culminou com a vitória nas autárquicas de Outubro de 2023, na autarquia de Cuamba, província de Niassa.
Gueta Chapo manifestou o seu apreço hoje (27) durante um comício realizado em Cuamba, no qual destacou o trabalho realizado pela Frelimo, que culminou com a vitória no município.
“Queremos agradecer também o trabalho que Cuamba fez para poder tomar de volta o nosso município. Este trabalho deve continuar até o dia 09 de Outubro próximo e para sempre”, disse.
Segundo Gueta Chapo, a Frelimo deve manter-se no poder porque é o único partido que se preocupa com os moçambicanos.
Destacou as qualidades que concorrem para que Daniel Chapo seja eleito como Presidente de Moçambique.
“Daniel Chapo é um jovem muito dinâmico, visionário, inteligente e, acima de tudo, muito experiente, que trabalha em prol do bem-estar dos moçambicanos”, disse.
Referiu que os moçambicanos merecem um dirigente que sente empatia pelo próximo.
“Quando tem um expediente, não dorme sem despachar os documentos, ele não corre para casa antes de terminar o trabalho. É um jovem que quando alguém está doente, ele também sente a dor e se preocupa. É esse tipo de dirigentes que nós queremos, que sente empatia pelo próximo”, realçou.
Por isso, Gueta Chapo defende que os moçambicanos devem continuar a amar e confiar na Frelimo e em Chapo porque o candidato “nasceu e cresceu na Frelimo”.
Sobre as preocupações dos residentes de Cuamba, Gueta Chapo afirmou que o candidato da Frelimo está ciente das suas necessidades.
“Chapo, para além de saber que aqui em Cuamba as nossas estradas precisam ser melhoradas, os jovens também precisam de emprego e formação técnico-profissional para responderem às exigências do mercado de emprego, porque são vítimas de cobranças e, mesmo que reúnam todos requisitos, ainda são cobrados dinheiro”, frisou.
Para aliviar as preocupações das mulheres e jovens, por forma a criar mais oportunidades de negócios, a esposa do candidato à Presidência da República aponta como parte da solução, a instalação de Escolas Técnico-Profissionais (ETP), em cada um dos 165 distritos do país.
“Chapo vai colocar Escolas Técnicas-Profissionais em todos distritos para que os nossos filhos adquiram habilidades profissionais, necessárias no nosso dia-a-dia”, afirmou.
Acrescentou que Chapo vai atrair empresas para empregar jovens, mulheres e todos que tiverem vontade e força de trabalhar, bem como um banco para financiar novos empresários, independentemente da sua filiação partidária, condição social ou raça, bastando apenas ser moçambicano.
Diante de várias acções realizadas pela Frelimo e o seu candidato, Gueta Chapo acredita que com o partido e Daniel Chapo, o país irá crescer economicamente, porém é necessário que haja colaboração de todos, votando bem no dia 09 de Outubro próximo.
No município de Cuamba Gueta Chapo também manteve um encontro com os lideres comunitários, tendo apontando os problemas que afligem os residentes, incluindo mais água potável, estradas melhoradas, aumento do subsídio do idoso, para além de uniforme e transporte”, disse.
Considera o papel dos líderes comunitários, fundamental porque, “os nossos líderes trabalham com a população e são as primeiras pessoas a receberem as preocupações antes dos dirigentes máximos, por isso Chapo vai continuar a trabalhar com os líderes comunitários”.
(AIM)
NL/sg