
Material de votação nos armazéns do STAE na província de Manica
Chimoio (Moçambique) 06 Out (AIM) – O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), em Manica, centro de Moçambique, assegura estarem criadas todas as condições materiais e humanas para a votação nas VII eleições gerais, presidenciais, legislativas e as IV das Assembleias Provinciais que terão lugar quarta-feira próxima.
Todos os boletins, actas, editais, tinta indelével e cabine de voto e outro material já estão na província de Manica.
Desde sábado, o material está a ser transportado para os distritos e espera-se que até um dia antes da votação estejam em todos os postos administrativos, localidades e povoações.
A garantia neste sentido foi dada, este domingo, em Chimoio, pelo director provincial do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, Luciano José, durante um contacto mantido com a AIM.
Acrescentou que também está assegurada toda a logística para os intervenientes no processo eleitoral.
Segundo Luciano José, decorre a assinatura de contratos e o pagamento de 20 por cento do subsídio para os Membros de Mesas de Voto (MMVs).
“Queremos que este processo decorra sem grandes constrangimentos. O material necessário para a votação já está na nossa província e está sendo movimentado para os distritos e daí para os postos administrativo, localidades e até povoados. Acreditamos que não teremos nenhum problema no dia de votação”.
Referiu que para os MMVs, após a assinatura dos contratos e a recepção dos subsídios deverão deslocar-se de imediatamente ao local de trabalho.
“Nas zonas onde teremos dificuldades de alocar o material, devido ao estado das vias de acesso, foi desenhada uma estratégia que é o uso de motorizadas e até tracção animal, caso seja necessário. Portanto, até agora não tivemos nenhuma dificuldade. Estamos preparados para que pontualmente as 7:00 horas da quarta-feira, o processo inicie em todas as assembleias de voto que serão instaladas na província de Manica” sublinhou Luciano José.
“Graças ao trabalho realizado pelo governo, nos lugares onde havia problemas de circulação, as vias já estão melhoradas. Até então, não temos nenhuma outra dificuldade”.
Na província de Manica, com 12 distritos estão inscritos cerca de 1,1 milhão de eleitores que vão eleger o Presidente da República, deputados para Assembleia da República, (parlamento moçambicano) e os governadores de províncias.
Funcionarão em toda a província 1.656 assembleia de votos, em 454 locais de votação que serão assistidos por um universo de 11.592 membros de mesas de votos.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/sg