
Maputo, 20 Out (AIM) – O distrito da Namaacha, na província sulista de Maputo, irá acolher, no próximo sábado (26), a terceira edição do Festival do Frango, e o governo distrital diz que tudo está a ser preparado ao detalhe para que esta edição seja a melhor que as anteriores.
A informação foi avançada pela directora do Serviço Distrital de Atividades Económicas (SDAE) da Namaacha, Vânia Langa, para quem o distrito tem uma alta responsabilidade, até porque as duas maiores unidades de produção de frango no país e na região austral de África estão em Namaacha.
Segundo Vânia Langa, esta é uma das formas encontradas para a divulgação desta potencialidade que o distrito possui.
“Nós não nos tiramos o mérito de sermos os grandes produtores do frango, porque as duas grandes unidades de produção de frango a nível da província de Maputo estão aqui no nosso distrito”, disse.
Reiterou quer o distrito da Namaacha, a nível da SADC, tem a maior incubadora de ovos para a produção de pinto e para posterior frango de corte, não é a Higeste”, garantiu Langa.
“Embora a produção não é concluída aqui, mas quem produz? Se Matola tem o frango na prateleira é porque Namaacha é quem o produziu. Todos já se contentaram, somos os grandes produtores de frango. Em termos de preparativos, estamos bem porque a cada edição tem que ser melhor que a outra”, acrescentou.
A directora do SDAE, em Namaacha, explicou que, em termos de ganhos, o distrito está a conseguir maximizar a economia local.
“O ganho que temos até então é a posição da economia local através dos nossos agentes económicos, porque, para eles, esse dia é uma oportunidade para venderem, divulgarem e ganharem algum dinheiro”, disse.
“Nos, como governo, também estamos cientes que não podíamos esperar ter um grande lucro desse festival nessas duas edições, pois, para falar, agora estamos no momento mesmo da divulgação do nosso evento”, acrescentou.
Quanto à participação, o distrito mostra-se orgulhoso, pois conta que a fasquia dos 10 mil expositores na edição passada, será superada nesta terceira edição.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/dt