Maputo, 06 Dez (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inaugurou hoje a rede eléctrica no posto administrativo de Chioco, no distrito de Changara, província de Tete, como parte do programa Energia para Todos, que tem como objectivo expandir o acesso à electricidade em todo o país até 2030.
O investimento, que custou 141 milhões de meticais (cerca de 2,2 milhões de dólares), foi financiado pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), e representa mais um passo na implementação do projecto que visa garantir o acesso universal à energia eléctrica nos próximos anos.
Em seu discurso de ocasião, Nyusi destacou que a energia eléctrica é um símbolo de transformação para a localidade. “A energia, a luz, é esperança”, afirmou, referindo-se à expectativa que existia na comunidade de Chioco para a chegada da energia. E completou: “Já era tão esperada nesta localidade. Hoje aqui está a energia”.
A inauguração da infra-estrutura eléctrica é vista como um marco para a melhoria das condições de vida e para o desenvolvimento socioeconómico da região.
A nova infra-estrutura vai proporcionar maior segurança e eficiência na prestação de serviços essenciais, como saúde e educação. O Presidente também ressaltou que a electrificação vai impulsionar a produtividade local, possibilitando a implementação de novos projectos e o fomento de iniciativas empreendedoras. “Com energia, estão assegurados diversos serviços. Alavanca a produtividade e viabiliza investimentos produtivos”, afirmou, destacando a importância da electricidade para a geração de renda e desenvolvimento económico.
O Chefe de Estado incentivou ainda a população a utilizar a energia não apenas para iluminação, mas também como uma ferramenta para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras. Lembrou que a electrificação cria novas oportunidades de negócios e contribui para a melhoria da qualidade de vida.
Actualmente, o distrito de Changara possui 37 postos administrativos, dos quais 31 já estão electrificados. O Presidente também mencionou que as obras para electrificação dos restantes postos administrativos estão em curso e deverão ser concluídas em breve.
A chegada da energia eléctrica a Chioco é vista pela comunidade local como um avanço significativo para o desenvolvimento de projectos como pequenas moageiras, negócios de refrigeração e serralharias. As autoridades locais destacaram que a nova rede eléctrica abre um novo capítulo de oportunidades para a população, que agora pode contar com mais infra-estrutura e condições para empreender
(AIM)
ALM/sg