Maputo, 10 Dez (AIM) – O ciclone CHIDO, que há cinco dias se formou no sudoeste do Oceano Índico, poderá atingir o Canal de Moçambique nos próximos quatro dias, segundo os Serviços Centrais de Previsão Meteorológica, do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).
Num breve contacto estabelecido telefonicamente, o porta-voz do INAM, Acácio Tembe, confirmou que o sistema está actualmente na parte norte de Madagáscar, no Índico.
“As projecções indicam que o sistema tem potencial para fazer aproximação na costa moçambicana nos próximos quatro dias. Ainda são projecções. Vamos sempre actualizar os serviços”, disse Tembe.
Caso se aproxime da costa moçambicana, o CHIDO poderá atingir as províncias de Cabo Delgado e Nampula, na região norte e Zambézia no centro.
O CHIDO formou-se como um sistema de baixas pressões que evoluiu para a categoria de Tempestade Tropical Moderada, que poderá intensificar nos próximos dias.
Por isso, o INAM apela à população para que continue atenta à informação meteorológica e aos avisos difundidos pelas autoridades competentes.
(AIM)
AC/sg