
Maputo, 18 Dez (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera primordial a construção de arenas e galpões como forma de massificar a prática de desporto em Moçambique.
Falando durante um encontro que manteve hoje, em Maputo, com a equipa feminina de basquetebol do Ferroviário de Maputo, que se sagrou campeã africana, da modalidade, domingo último, em Dakar (Senegal), Nyusi manifestou o seu descontentamento pelo facto de estar a presidir um país sem arenas.
“Se for uma coisa (arena) adequada, estou do vosso lado. Me sinto muito mal presidir um país que não tem arena adequada. Fizemos um esforço agora com os irmãos da Argélia e, actualmente, o processo está com eles”, disse.
Explicou que os investidores argelinos pretendem acompanhar directamente a construção de complexos desportivos em Moçambique, uma vez que Nyusi está nos derradeiros dias do fim do seu mandato.
“Se (o novo governo) continuar a seguir este processo, eu acredito que vai se efectivar”, afirmou.
O Ferroviário de Maputo conquistou, pela terceira vez, o título da Liga Africana de Basquetebol Feminino, na prova que ocorreu na semana finda em Dakar, capital senegalesa, ao vencer, na final, o Al Ahly do Egipto, por 81-72.
Antes do encontro com as basquetebolistas, Nyusi recebeu a equipa feminina de voleibol da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) que recentemente se sagrou bicampeã da copa africana de voleibol da zona VI em seniores femininos.
O Chefe do Estado augurou um galpão para massificar voleibol, afirmando ser necessário a construção, ou reaproveitamento, de armazéns que possam servir de galpão para massificar a prática de voleibol em Moçambique.
Exprimiu o seu regozijo e agradecimento pela conquista da equipa.
“Bom, em termos de campo (de voleibol) isso é real, e nós vamos continuar a conversar (sobre a construção do campo e de outros assuntos)”, afirmou o Chefe do Estado.
A UP-Maputo venceu o Spiking Stars do Botswana, por 3-1, num jogo de alta tensão disputado em Gaberone, no fim da tarde de sábado (14).
A equipa da UP-Maputo conquistou pela segunda vez consecutiva a copa, depois de no ano passado ter ganho a competição no Lesotho.
Intervindo durante o encontro, uma das jogadoras explicou que, para construir um galpão para voleibol, deve-se considerar as medidas oficiais da quadra e da rede de vôlei, sendo que a quadra profissional deve ter 18 metros de comprimento por nove metros de largura. A rede deve ter 2,24 metros para jogos femininos, e com uma zona livre de pelo menos três metros em torno de todo o espaço de jogo.
(AIM)
ac/dt