Washington, EUA, 29 Dez (AIM)- O desagradável norovírus, com alta capacidade infecciosa e resistência que provoca condições gastrointestinais como: diarreia, vómitos e febre alta, está de volta com muita força, e com o aumento de casos nos Estados Unidos da América (EUA).
Norovírus pode ser transmitido pelo consumo de alimentos e água contaminada, além do contacto com pessoas infectadas, segundo especialistas em saúde.
Com efeito, casos da terrível doença estomacal estão a surgir em partes dos Estados Unidos neste inverno, de acordo com dados do governo norte-americano.
Os números mais recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA mostram que houve 91 surtos de norovírus relatados durante a semana de 5 de Dezembro, contra 69 surtos na última semana de Novembro.
Os números dos últimos anos mostram um máximo de 65 surtos notificados durante a primeira semana de Dezembro.
Uma infecção por norovírus é caracterizada por vómitos repentinos e diarreia. Os surtos são frequentemente observados em navios de cruzeiro, em situações de vida congregada, como lares de idosos e prisões, bem como em escolas e locais onde as pessoas estão próximas umas das outras.
Eis algumas questões que o leitor deve saber sobre o vírus:
O que é norovírus?
O norovírus é a principal causa de doenças transmitidas por alimentos nos Estados Unidos, responsável por 58 por cento dessas infecções no país a cada ano, segundo o CDC.
As infecções por norovírus são causadas por um grupo de vírus que se espalham facilmente, com apenas 10 partículas virais capazes de deixar alguém doente, dizem especialistas em saúde.
Existem cerca de 2.500 surtos de norovírus relatados anualmente nos EUA. Os surtos podem ocorrer durante todo o ano, mas são mais comuns de Novembro a Abril.
Juntamente com vómitos e diarreia, os sintomas comuns incluem náusea, dor de estômago, dor no corpo, dor de cabeça e febre.
Como você consegue isso?
A maioria dos surtos de norovírus ocorre quando pessoas já infectadas transmitem o vírus a outras por meios directos, como partilha de alimentos ou utensílios domésticos. Os surtos também podem ser transmitidos através de alimentos, água ou superfícies contaminadas.
Quanto tempo você fica doente?
A doença causada pelo norovírus geralmente começa repentinamente, com o desenvolvimento dos sintomas 12 a 48 horas após a exposição ao vírus. A maioria das pessoas melhora dentro de um a três dias e se recupera totalmente.
Mas com 19 a 21 milhões de doenças por ano nos Estados Unidos, o norovírus causa, no entanto, em média 900 mortes e 109.000 hospitalizações anualmente, principalmente entre adultos com 65 anos ou mais. Também leva a 465.000 visitas ao departamento de emergência, a maioria envolvendo crianças.
Quem está em risco?
Pessoas de todas as idades podem ser infectadas e adoecer por causa do norovírus. Crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido estão em maior risco, sendo a desidratação causada por vómitos e diarreia a principal preocupação.
Não existe medicamento para tratar o norovírus. A reidratação é recomendada bebendo água e outros líquidos, excepto café, chá e álcool.
Qualquer pessoa que sofra de desidratação deve procurar ajuda médica. Os sintomas de desidratação incluem diminuição da micção (urinar mais que o normal), boca e garganta secas e tontura ao ficar em pé. Crianças desidratadas podem ficar excepcionalmente sonolentas ou agitadas e chorar com poucas ou nenhuma lágrima.
Como se proteger?
A lavagem rigorosa e frequente das mãos é a melhor defesa contra o norovírus durante o pico do inverno, esfregando as mãos com sabão e água morna por 20 segundos antes das refeições.
Esfregar as superfícies com desinfectantes domésticos também pode ajudar.
(AIM)
AP/DM