
Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Gondola
Maputo, 3 Jan (AIM)- A Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional entregou hoje (3), na capital moçambicana, certificados de habilitações profissionais a 924 finalistas do Instituto Industrial de Maputo (IIM), nas especialidades de construção civil, técnico de laboratório, electricidade industrial e mecânica.
Segundo o Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Gondola, inicialmente eram 14.552 finalistas que aguardavam pelo seus certificados.
“Hoje estamos aqui para entregar 924 certificados, eram 14.252 casos de certificados, até Dezembro entregamos mais de 13 mil”, disse Gondola.
Para o caso do Instituto industrial de Maputo, o caso era complexo, hoje encerrou a entrega naquela instituição de ensino técnico profissional.
“O mais importante é a advertência que fazemos aos jovens com módulos em atraso que não terão certificados”, advertiu.
“Isto não é negócio. Por isso, quem módulo em falta deve aproximar-se a direcção, para que seja enquadrado nas turmas para término módulos “, disse gondola.
Explicou que no lugar de as pessoas se enervarem é necessário que se concentrem no problema para encontrar a solução.
No Instituto Industrial de Maputo está concluída a responsabilidade até ao ano 2023, nos casos de formandos que cumpriram todos os requisitos.
Sobre os formandos que não terminaram os módulos, o Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional recomenda para que contactem a instituição.
“Nós vamos pedir aos nossos jovens aqui presentes, vamos a instruir a direcção que tenham total sensibilidade para atender um a um, proceder com a entrega de certificados “, referiu o governante.
Por outro lado, o Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, apelou aos jovens presentes a informar a outros que tenham problemas de módulos a contactar a direcção da escola, bem como aqueles que enfrentam o problema de renovação de matrícula decorrente destes certificados a comunicar a instituição.
“Sucessos aos nossos jovens que irão entrar ao nível do mercado de trabalho, tentem ser grandes trabalhadores, lutar por vós, procurem ser exímios profissionais, valorizem os esforços dos vossos pais e famílias que apostaram em vós”, disse.
(AIM)
MR/sg