Maputo, 10 Jan (AIM) – A tempestade tropical severa baptizada DIKELEDI evoluiu e tem um potencial para atingir o estágio de ciclone nas próximas horas. O fenómeno continua movendo-se em direcção a Madagáscar e com previsão de entrar no Canal de Moçambique, próximo domingo (12).
Um comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) enviado hoje à AIM refere que o fenómeno ainda não constitui perigo para a costa moçambicana, assim como para a parte continental do país.
“O INAM continua a monitorar a evolução desse sistema e apela à população para que continue a acompanhar a informação meteorológica e os avisos difundidos pelas autoridades nacionais competentes”, lê-se na nota.
Formada a nordeste de Madagáscar, a depressão tropical evoluiu nas últimas horas para tempestade tropical, altura em que foi baptizada com o nome DIKELEDI.
As projecções do INAM apontam que as regiões costeiras do sul, centro e norte poderão ser afectadas pelo sistema, caso atinja a parte continental.
Em meados de Dezembro, o ciclone tropical “Chido” devastou as províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula, na região norte, causando a morte de pelo menos 73 pessoas, bem como mais de 600 feridos.
O Chido trouxe chuvas intensas e ventos fortes, resultando em perda de vidas, ferimentos e destruição significativa de habitações e infra-estruturas.
Relatórios iniciais indicam que as maiores perdas humanas e materiais ocorreram no sul da província de Cabo Delgado e áreas circundantes.
(AIM)
Ac/sg