
Chimoio (Moçambique), 26 Jan (AIM) – A Polícia da República de Moçambique (PRM), na província de Manica, neutralizou quatro indivíduos indiciados no crime de assalto a um estabelecimento bancário e roubo de 14 milhões de meticais no distrito de Macanga, ocorrido na província de Tete, na região centro país.
A quadrilha era composta por cinco indivíduos. Um dos integrantes do grupo encontra-se fugitivo e a corporação está a desencadear acções com vista a neutralizá-lo.
Dois dos indivíduos agora encarcerados numa das unidades policiais na cidade de Chimoio são de nacionalidade moçambicana e os restantes malawianos
Na posse destes cidadãos, a polícia recuperou uma arma de fogo de tipo AK – 47, com as respectivas munições.
O chefe de departamento das relações públicas no comando provincial da Polícia da República de Moçambique, em Manica, Mouzinho Manasse, disse que a neutralização destes indivíduos foi possível graças à colaboração das comunidades.
“Na posse desses indivíduos recuperamos uma arma de fogo de tipo AK-47 com os respectivos munícipes. Das investigações feitas constatamos tratar-se de uma quadrilha composta por cinco pessoas. Um dos integrantes colocou-se em fuga durante a operação policial. Trabalhos estão em curso para a sua neutralização” assegurou Manasse, falando a jornalistas este sábado em Manica.
“A fonte disse haver fortes suspeitas de se tratar de um grupo que assaltou uma agência do Banco Internacional de Moçambique (BIM), no distrito de Macanga, na vizinha província de Tete.
Segundo Manasse, depois dessa investida, os indiciados refugiaram-se na cidade da Beira, em Sofala, onde estavam em coordenação com uma pessoa, com um plano de assaltar um estabelecimento bancário, mas – na cidade de Chimoio.
Manasse apontou que, através de algumas linhas operativas, a corporação tomou o conhecimento deste plano e encetou algumas buscas que culminaram com a detenção de quatro dos cinco integrantes do grupo.
“Através das nossas linhas operativas e o envolvimento da comunidade, ficamos a saber que o grupo planeava um assalto aqui na cidade de Chimoio. Ficamos atentos e fizemos a monitorias desta quadrilha até a sua neutralização. É um grupo perigoso e com um cadastro criminal muito forte”, acrescentou.
O porta-voz apelou à população a continuar atenta e a denunciar qualquer situação que atenta contra a ordem e segurança públicas nas comunidades.
“Este resultado que hoje vos apresentamos foi possível porque tivemos a colaboração da população. O nosso apelo é que nos mantenhamos atentos e denunciem qualquer situação que possa colocar em causa a nossa segurança. O crime não é combatido apenas pela polícia. Os criminosos são nossos filhos e familiares que vivem connosco lá no bairro. Portanto, todos somos chamados a contribuir no combate à criminalidade”, exortou.
Disse que a polícia prosseguirá com as acções de combate ao crime e assegurar a livre circulação de pessoas e bens na província de Manica e no país, em geral.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt