
Vodacom Moçambique, Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales capacitam jovens para o mercado de trabalho
Maputo, 29 Jan (AIM) – A Vodacom Moçambique, Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (AIESEC) e a fundação MozYouth assinaram hoje (29) um memorando de entendimento que visa capacitar jovens recém-graduados para o mercado de trabalho.
As acções que serão levadas a cabo entre as partes, incluem a promoção da inclusão digital, educação e empreendedorismo, num processo que terá como base a disponibilização de pacotes de estágios profissionais nas diversas áreas.
A luz do acordo com a fundação MozYouth, por exemplo, a Vodacom prevê dar uma resposta à questão do desemprego para jovens com idades entre os 18 e os 30 anos, através da inclusão digital e desenvolvimento de competências em áreas estratégicas como Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
“A inclusão digital é um dos pilares do nosso compromisso com o desenvolvimento da juventude em Moçambique”, disse a Directora de Recursos Humanos da Vodacom Moçambique, Kátia Meggy.
“A parceria com a MozYouth é uma prova do impacto transformador que conseguimos alcançar ao proporcionar estágios e oportunidades reais para jovens talentos enfrentarem os desafios de um mercado de trabalho em constante mudança,” acrescentou.
Por outro lado, a parceria com a AIESEC – plataforma internacional de desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes – está focada no empoderamento técnico e profissional dos jovens moçambicanos através de estágios em áreas tecnológicas e de inovação.
No âmbito de iniciativas do género, em 2024, por exemplo, a fundação MozYouth proveu estágio profissional para 20 jovens, com vista ao desenvolvimento de competências técnicas e experiências práticas no sector digital, incluindo o ecossistema financeiro digital nos serviços de carteira móvel.
(AIM) Sc/sg