Chimoio (Moçambique) 08 Ago (AIM) – Três ambulâncias e doze motorizadas acabam de ser entregues aos serviços distritais de Saúde, Mulher e Acção Social na província de Manica, centro de Moçambique.
Os distritos de Vanduzi, Guro e Tambara receberam uma ambulância e uma motorizada, respectivamente, enquanto os restantes nove, nomeadamente, Macate, Manica, Báruè, Macate, Gondola, Mossurize, Sussundenga, Machaze e cidade de Chimoio beneficiaram de motorizadas.
Nos próximos dias chegarão outras duas ambulâncias destinadas aos distritos Macate e Báruè.
A entrega dos meios circulantes, adquiridos pelo governo de Moçambique, foi feita esta quinta-feira (08), em Chimoio, pela governadora da província de Manica, Francisca Tomás.
Na ocasião, a governante pediu aos beneficiários a usarem racionalmente os meios para que durem mais tempo.
“Os meios vem reforçar a frota de viaturas existentes na província com o objectivo de prover melhor assistência sanitária à população. Queremos que saibam que estes meios resultam dos esforços do governo e que deverão ser usados para os fins a que estão destinados”, disse Francisca Tomás.
“Não queremos ouvir que as ambulâncias estão a ser usadas para carregar carvão, lenha ou família em detrimento do doente. Elas pertencem à população. Por isso, é a elas que devem servir”, recomendou.
Aconselhou a conservação dos meios para garantir a sua longevidade “porque queremos que todos os distritos tenham viaturas em melhores condições para assistir a população”.
“Conservem os meios e façam a devida manutenção sempre quando necessário. Não conduzam em estado de embriaguez. Saibam que os meios custaram muito dinheiro que vem do erário público”, insistiu.
Sem avançar o valor desembolsado para a aquisição dos meios, Francisca Tomás lembrou igualmente que as motorizadas serão usadas para os locais de difícil acesso, onde não é possível chegar por meio de viaturas.
“O mesmo apelo é extensivo a aqueles distritos que receberam motorizadas. Conservem-as, pois, vão permitir assistir à população que reside em zonas mais recônditas da província”, acrescentou a governadora.
Disse que o governo, através de parceiros, continuará a trabalhar para melhorar as condições de assistência em saúde à população.
“Este ano, estamos a inaugurar algumas unidades sanitárias em quase todos os distritos. Isso mostra quão o governo está preocupado em melhorar as condições e expandir os serviços de saúde para as zonas rurais da província Manica”.
A província tem 146 hospitais, dos quais seis são distritais, nomeadamente, Báruè, Manica, Gondola, Machaze, Mossurize e Sussundenga, incluindo um de referência, Hospital Provincial de Chimoio (HPC).
A província de Manica conta com um universo de 2.4 milhões de habitantes.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt