
Inundações em Moçambique
Maputo, 06 Fev (AIM) – O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), prevê a ocorrência de chuvas moderadas a fortes, nas províncias centrais de Sofala e Zambézia, a partir da madrugada desta sexta-feira (07).
O fenómeno é decorrente da influência de um sistema persistente de baixas pressões que se aproxima da faixa costeira da região centro do país.
Um comunicado do INAM, que a AIM teve acesso, adverte que podem ocorrer chuvas intensas temporariamente, sobretudo nos distritos de Pebane, Maganja da Costa, Namacurra, Nicoadala, Inhassunge, Chinde, Luabo, Mopeia e cidade de Quelimane na província da Zambézia e nos distritos de Marromeu, Caia, Inhaminga, Dondo e cidade da Beira, na província de Sofala.
“Por outro lado, a Zona de Convergência Intertropical continuará influenciando o estado do tempo sobre a região norte do país, ocasionando a queda de volumes significativos de precipitação, com particular destaque para as províncias nortenhas de Cabo Delgado e litoral de Nampula”, lê-se no comunicado.
Face ao risco associado às chuvas intensas, a instituição meteorológica recomenda a tomada de medidas de precaução e segurança.
O INAM alertou esta quinta-feira (05), a existência de um outro sistema meteorológico na Bacia de Sudoeste do Oceano Índico, Ciclone Tropical “VINCE”, que não constitui perigo para o Canal de Moçambique.
(AIM)
FG/sg