
Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos Lucas, recebe o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidade Nacional no Exterior da Argélia, Ahmed Attaf. Foto de Santos Vilanculos
Maputo, 17 Fev (AIM) – A ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC) recebeu esta terça-feira (17), em audiência, o homólogo argelino, Ahmed Attaf, para passar em revista o estágio da cooperação bilateral entre ambos os países, particularmente nas áreas económica e social.
“A troca de visitas em diferentes níveis deve continuar com vista a aprofundar e fortificar as excelentes relações de cordialidade, solidariedade e cooperação entre os dois povos e países”, disse hoje (17), em Maputo, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Lucas, minutos após o término do encontro.
Na ocasião, Lucas enalteceu a dinâmica na cooperação bilateral, que tem sido imprimida pela Embaixada da Argélia em Moçambique. “O Governo da Argélia tem dado muito apoio em diferentes áreas, económica e social, bem como, tem contribuído muito na formação dos estudantes moçambicanos, através da doação, só no presente ano, são mais de 130 bolsas”.
Lucas reconheceu o papel da Argélia para a libertação do país, desde o período colonial, na defesa de todos os ideais de África.
Já o diplomata argelino disse que “não estamos surpresos com todas as relações fraternais entre os dois países, no âmbito da parceria económica, desde a época de Eduardo Mondlane e Joaquim Chissano, combatentes de libertação como os nossos, nos quais nos encontramos neles e perpetuamos as nossas relações”.
(AIM)
NL/sg