
Arma de fogo do tipo AK-47
Nampula, (Moçambique), 18 Fev (AIM) – O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) apresentou, na manhã desta terça-feira (18), uma arma do tipo AKM-47 e munições que acredita terem sido roubadas em esquadras da Polícia da Republica de Moçambique (PRM), durante as recentes manifestações violentas.
A porta-voz do SERNIC, Enina Tsinine, garantiu que prosseguem investigações para se aferir o envolvimento de um individuo, entretanto detido, em cuja posse foram encontradas 35 munições, sendo 34 para arma AKM-47 e uma de pistola.
A arma AKM-47, segundo Tsinine, foi encontrada, algures num bairro da periferia, por um cidadão que de imediato reportou ao SERNIC para a sua recolha.
“O SERNIC tem de apresentar estes casos criminais, sendo que o indivíduo com quem foram encontradas as munições afirma que lhe foram entregues por um amigo, após arrombamento da 3ª Esquadra, investigações prosseguem. O segundo caso sobre a arma AKM-47, teria sido achada na zona do Trim-Trim e foi roubada também numa das subunidades policiais. Foram recuperadas munições e o respectivo carregador”, informou.
Na mesma ocasião foram apresentados dois indivíduos indiciados de vandalizarem e roubarem numa quinta localizada no distrito de Meconta.
Estes foram apanhados em flagrante pelos investigadores do SERNIC, num mercado informal, pretendiam vender componentes de um tractor que teriam vandalizado na referida quinta, pertencente a um cidadão de nacionalidade portuguesa.
Na semana passada a PRM recuperou cinco armas e munições diversas roubadas da 3ª e 5ª esquadras da PRM localizadas no bairro de Namicopo, na cidade de Nampula, que foram vandalizadas e destruídas por manifestantes pró-Venâncio Mondlane e que contestavam os resultados das últimas eleições realizadas em Moçambique.
(AIM)
RI/sg