
Acidente de viação. Foto arquivo
Maputo, 28 Fev (AIM) – Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 15 contraíram ferimentos em consequência de um acidente de viação ocorrido na manhã desta sexta-feira (28), ao longo da Estrada Nacional Número Um (EN1) no distrito da Manhiça, província de Maputo, sul de Moçambique.
O sinistro envolveu uma viatura de transporte de passageiros que embateu contra um camião avariado e que se encontrava na berma da estrada.
Os feridos, incluindo graves e ligeiros, foram evacuados para o Hospital Distrital da Manhiça (HDM), de onde cinco foram transferidos para o Hospital Central de Maputo (HCM), a maior unidade hospitalar em Moçambique.
Os dados foram confirmados pelo director do HDM, Joaquim Ngulele.
“Recebemos na manhã de hoje, por volta das seis horas locais, 15 sinistrados dos quais transferimos cinco por gravidade com fracturas diversas. Ficaram em observação dez, e já tiveram alta nove. O último ainda está no leito apenas à espera de recuperação, porque está um pouco sonolento, depois vai poder ir para casa ainda hoje”, explicou Ngulele.
Quanto aos corpos, a fonte disse que foram recebidos quatro e o quinto ‘e de um cidadão que perdeu a vida já na unidade sanitária. Significa que no total são vinte sinistrados, sendo 15 feridos e cinco óbitos.
O governador da província de Maputo, Manuel Tule, que se encontrava a trabalhar na Manhiça, visitou alguns feridos que recebiam tratamento no HDM em consequência do acidente.
“Estamos cá no distrito da Manhiça de visita de trabalho. Viemos cá para apreciar o desenvolvimento do distrito. Solidarizamo-nos com a população daqui, tendo em conta os danos que nós tivemos no decurso das manifestações violentas. Mas fomos colhidos de surpresa pelo acidente que aconteceu aqui na Palmeira”, lamentou Manuel Tule.
Acrescentou que “foi um cenário muito triste, de facto, estamos muito sentidos, por isso queremos mais uma vez apelar aos nossos automobilistas para que conduzam com muita prudência nas estradas. É melhor demorar para chegar do que não chegar nunca”.
Tule serviu-se da ocasião para endereçar mensagem de conforto às famílias que perderam seus entes queridos.
Há sensivelmente duas semanas, pelo menos 12 pessoas morreram num outro acidente de viação ocorrido na mesma estrada na Manhiça.
(AIM)
FG/mz