
O Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique, confere posse ao Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Infraestrutura de Maputo, Elias Machava e a Directora Municipal de Mobilidade, Transportes e Transito, Nora Aloi. Foto de Carlos Júnior.
Maputo, 01 Abr (AIM) – O Edil de Maputo, Rasaque Manhique, conferiu posse a novos da instituição a quem incumbiu a missão de trabalhar no sentido de melhorar a transitabilidade das principais vias de acesso.
Trata-se do Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Infra-estruturas de Maputo (EMIM), Elias Machava e Directora do Serviço Municipal de Mobilidade, Transportes e Trânsito, Nora Aloi.
“Devemos nos sentir inconformados e inúteis se não estivermos a trazer resultados que cheguem à nossa população, porque todo o nosso trabalho deve residir na vida das pessoas”, disse esta terça-feira (01), Manhique, durante a cerimónia de tomada de posse dos novos quadros do município.
Segundo Manhique, os munícipes de Maputo merecem a devida atenção, para que tenham uma boa qualidade de vida. “Naturalmente, não temos condições imediatas para fazer todas estas intervenções, de asfaltar as vias, mas vamos melhorar através da terraplanagem”.
Para a sua operacionalização, a EMIM deverá envolver jovens locais. “Em cada bairro onde for implementar os seus projectos, deverá contar com jovens locais, requisito principal”.
Relativamente ao sector da Mobilidade, Transportes e Trânsito, considera este, sensível, para o desenvolvimento da cidade. “Neste sector, há muita corrupção e desordem, por isso há necessidade de sermos exigentes e pragmáticos. Exigimos à empossada, trabalho árduo para combatermos esses desmandos”.
Manhique entende que acabar com os desmandos significa massificar o licenciamento dos operadores de transportes em situação irregular. “É nossa responsabilidade retirá-los do irregular para o regular, mas sem que precisemos chantagear ou multar as pessoas”.
Falando minutos após a tomada de posse Elias Machava aceitou o desafio e disse acreditar no apoio dos munícipes para a melhoria da qualidade de vida dos mesmos.
“A EMIM, como empresa fiscalizadora de infra-estruturas, vai criar condições para que haja manutenção e melhoramento efectivo das suas vias, para que, cada munícipe, residente nos bairros de Inhagoia, Luís Cabral, Malhazine, Magoanine, e outros, consigam realizar as suas actividades diárias sem sobressaltos”, afirmou.
(AIM)
NL/sg