
Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria Lucas e seu homólogo chinês, Wangi Yi.
Maputo, 12 Jun (AIM) – A ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Lucas, manteve um encontro com o homólogo chinês, Wangi Yi, que considera ter superado as suas expectativas.
A chefe da diplomacia moçambicana falava hoje (12), na cidade de Changsha, província de Hunan, após o encontro.
Segundo Maria Lucas, Wang referiu-se particularmente ao aumento do apoio concedido a Moçambique em várias áreas de actividade, sobretudo a construção do Centro Cirúrgico do Hospital Central de Maputo e do centro de formação na área de saúde em Sofala.
Disse que, brevemente, o governo chinês dará resposta sobre dois projectos submetidos pelo Governo moçambicano, sendo um para a construção do troço Maputo-Gaza, na Estrada Nacional Número Um (EN1), e outro, sobre a interconectividade na área digital.
Durante o evento, o governante chinês felicitou Moçambique pelo 50º aniversário da Independência Nacional, tendo assinalado que essa efeméride coincide com a celebração dos 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Moçambique e a China.
A governante moçambicana tambem manteve encontro com o Presidente da Agência Chinesa de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Chen Xiaodong, tendo as partes reafirmado o reforço das relações de cooperação sino-moçambicanas.
No último dia da sua visita de trabalho à capital da província de Hunan, Lucas participou na cerimónia de abertura da Feira Económica e Comercial China-África na Conferência de Cooperação Económica e Comercial Hubei-África-China onde reconheceu a relação de longa data entre África-Hubei-China, assente no respeito mútuo e objectivos de desenvolvimento comuns.
“Esta parceria testemunha a amizade duradoura entre China e o nosso continente. Na verdade, a nossa parceria não se trata apenas de ganhos económicos, mas de construir conexões duradouras que possam promover confiança, cooperação vantajosa para ambos os lados, para um crescimento inclusivo e prosperidade compartilhada neste mundo interconectado”, realçou.
Realçou as excelentes relações existentes entre Moçambique e a província chinesa de Hubei, com a implementação com sucesso do projecto de arroz na província moçambicana de Gaza, que serve de modelo para o investimento agrário da China em África.
Maria Lucas aproveitou a ocasião para visitar a exposição comercial, com participação de empresários moçambicanos e de vários países africanos.
A visita da Ministra termina em Beijing, capital chinesa, onde vai manter, nesta sexta-feira (13), um encontro com o Vice-Ministro do Departamento do Departamento Internacional do Partido Comunista da China, Li Ming Xianh.
(AIM)
FG/sg