
: Presidente da República, Daniel Chapo, saúda a Força Local no distrito de Mueda, província de Cabo Delgado
Maputo, 17 Jun (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo, enalteceu a bravura e o papel decisivo da Força Local que, coordenada pelas Forças de Defesa e Segurança moçambicanas (FDS), combatem os terroristas em algumas localidades da província nortenha de Cabo Delgado.
Chapo, que igualmente é Comandante-Chefe das FDS, reafirmou que a defesa da população, da soberania, continua a ser a maior prioridade.
O Chefe do Estado falava segunda-feira (16) no distrito de Mueda, em Cabo Delgado, durante as celebrações do 65º aniversário do Massacre de Mueda, acto que teve lugar a 16 de Junho de 1960, naquele local onde foram indiscriminadamente mortos mais de 60 moçambicanos.
Dirigindo-se aos elementos da Força Local, Chapo destacou o simbolismo de 16 de Junho, a importância de prestar homenagem aos mártires do massacre ocorrido naquele local.
“Hoje, dia 16 de Junho, é um dia muito especial para Mueda, um dia muito especial para Moçambique”, disse, acrescentando de seguida que “nós não podíamos sair daqui de Mueda sem vos saudar”.
O Comandante-Chefe das FDS exaltou o valor estratégico da Força Local no esforço de luta contra o terrorismo e extremismo violento.
“O combate ao terrorismo continua a ser a nossa maior prioridade”, afirmou, sublinhando que o envolvimento da população local têm sido cruciais para travar o avanço dos terroristas.
Durante a sua visita à base, Chapo anotou as preocupações avançadas pela Força Local.
“Já registamos, e nós, imediatamente, vamos responder e resolver as grandes preocupações”, disse.
Além da Força Local, o Presidente da República reconheceu o papel determinante da colaboração entre as FDS e as Forças de Defesa da Tanzânia e do Ruanda, que todos lutam contra os terroristas em Cabo Delgado.
“Se não fosse o vosso trabalho, de apoio às Forças Armadas de Defesa de Moçambique […] não seria fácil combater o terrorismo”, afirmou, acrescentando que “nunca vamos nos esquecer da Força Local”.
Num segundo momento, durante uma visita ao Comando da Brigada 110, das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) Chapo elogiou a dedicação permanente das Forças no terreno.
“Nós”, afirmou Chapo, “temos acompanhado o trabalho que esta Brigada 110 tem feito […] 24 sobre 24 horas, de segunda à segunda [feiras]. Nós sabemos que vocês estão no terreno para defender a nossa pátria contra o terrorismo”.
O estadista destacou também o compromisso do governo em garantir melhores infra-estruturas e recursos logísticos para as FDS.
“Vamos continuar a trabalhar para melhorarmos as condições em todas as vertentes […] em termos de vias de acesso, mas também melhorar os meios e a logística de todas as Forças”, assegurou.
O Presidente da República disse ainda que pretende intensificar visitas às posições militares como forma de reforçar a moral da tropa.
“Temos certeza que a moral está em alta para nós podermos continuar a combater o inimigo”, vincou. “Contem connosco, estamos juntos”, finalizou.
Na visita a base, Chapo fez-se acompanhar pelos ministros, da Defesa Nacional, Cristôvão Chume, e do Interior, Paulo Chachine, do Chefe do Estado-Maior-General das FADM, Júlio Jane, e de altos responsáveis das FDS.
(AIM)
Ac/sg