
Suspeitos de roubo de computador na Procuradoria da Cidade de Chimoio
Chimoio (Moçambique), 06 Ago (AIM) – A Polícia da República de Moçambique (PRM) neutralizou, na passada terça-feira (04), sete indivíduos que se dedicavam a assaltos na via pública na cidade de Chimoio, província de Manica, centro de Moçambique.
Trata-se de um grupo composto por adolescentes e jovens com idades que variam de 15 a 30 anos, que actuavam preferencialmente, nos bairros Nhamaonha, 16 de Junho e Josina Machel.
Segundo o chefe de departamento das Relações Públicas no comando provincial da PRM, em Manica, Mouzinho Manasse, os indiciados usavam objectos contundentes e pontiagudos, como catanas, tubos de canalização aguçados e outros instrumentos, com os quais ameaçavam as suas vítimas, com destaque para mulheres, e se apoderaram de telemóveis e outros bens.
Manasse revelou esta informação, hoje (06), durante um briefing à imprensa na 1ª Esquadra da PRM, em Chimoio.
Contou que a neutralização dos sete indivíduos foi possível graças a denúncia feita por uma das vítimas.
“Uma das vítimas reconheceu um dos integrantes do grupo e comunicou a polícia. Através de um trabalho de investigação, foi possível neutralizar outros integrantes da quadrilha”, explicou.
Neste momento, segundo a fonte, foi elaborado um expediente em que são indiciados de crime de roubo agravado.
“Portanto, serão entregues à justiça para casos seja provado o envolvimento destes na prática deste crime, serem responsabilizados conforme manda a lei”, assegurou.
Manasse apelou a população para continuar vigilante e denunciar à polícia qualquer acto criminal que possa ocorrer nas comunidades.
“O crime não compensa. O que devemos fazer é nos distanciarmos de qualquer acto que atente com a ordem e segurança públicas. A polícia está no terreno e continuará a trabalhar para neutralizar quaisquer indivíduos envolvidos em acto criminal. Por isso, contamos com a colaboração da população no combate a criminalidade”, disse Manasse.
No entanto, uma das vítimas que pediu anonimato contou que numa noite foi interpelado por um dos integrantes do grupo, por sinal seu vizinho, e lhe encadeou com uma lanterna laser e lhe agrediu com recursos a uma catana, tendo roubado telemóvel e outros bens.
Durante a agressão, a vítima contraiu ferimentos e foi socorrida para o Hospital Provincial de Chimoio (HPC), onde recebeu tratamentos.
“Sofri na parte da cabeça. Tenho muitos pontos e estou a fazer tratamento ambulatório. O agressor é um dos meus vizinhos que também faz parte deste grupo de assaltantes na via pública. Reconheci a ele e só posso lamentar pelo sucedido. Não imaginei que seria uma pessoa próxima a mim a fazer isso comigo”, lamentou.
Nos últimos meses, os assaltos na via pública eram frequentes na cidade de Chimoio. Alguns assaltantes até usavam nas suas incursões motorizadas e instrumentos contundentes com os quais ameaçavam cidadãos na via pública e roubavam telemóveis.
Mas, como resultado do trabalho da polícia, os residentes de Chimoio já vivem um ambiente calmo, embora ainda persistam alguns focos isolados de assalto na via pública.
Alguns dos assaltantes encontram-se detidos na Penitenciária Agrícola Regional – Centro, em Chimoio, vulgarmente conhecida por cadeia Cabeça do Velho.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt