
Maputo, 12 de Ago (AIM)-África Global Logistics (AGL), subsidiária do grupo francês Bolloré e parte da ítalo-suíça MSC, firmou um acordo de cooperação com a incubadora francesa Digital África para apoiar startups africanas nos setores de transporte, logística e indústria.
O anúncio foi feito durante o salão VivaTech, em Paris, marcando também a estreia da AGL no evento. O acordo envolve o Yiri Innovation Center, centro de inovação lançado pela MSC em junho de 2024, em Abidjan, para mobilizar jovens profissionais africanos.
Segundo Stéphane Collet-Manent, CTO da AGL, a parceria “franqueia uma nova etapa na missão de acompanhar startups africanas”. Já o presidente da Digital Africa, Grégoire de Padirac, afirmou que a colaboração “cria uma ponte entre a inovação tecnológica e as necessidades concretas do continente”.
O programa Accelerate, promovido pelo Yiri Innovation Center, terá nova edição em 15 de maio de 2025 e permitirá que quatro startups beneficiem de acompanhamento especializado, acesso a parcerias estratégicas e projetos-piloto no grupo AGL.
Entre as iniciativas já desenvolvidas estão, Alia, assistente jurídico digital implementado nas áreas jurídicas e de RH de cinco filiais da AGL na Costa do Marfim, Eazy Chain – melhoria da logística marítima regional, Papss – plataforma de pagamento do Afreximbank em moedas locais, aplicada na Costa do Marfim, Senegal e Burkina Faso, Tambour – serviço móvel de lavandaria para otimizar a gestão de materiais do pessoal.
Após os primeiros resultados, AGL e Digital Africa ampliaram o programa para a África Ocidental e Oriental. Dois desafios de inovação serão realizados na Costa do Marfim e no Ruanda para identificar novas startups promissoras.
A chamada de propostas para a próxima edição do Accelerate será lançada em setembro, com a promessa de oferecer às empresas selecionadas apoio técnico, acesso a parceiros industriais e oportunidades de coinvestimento.