
Tete (Moçambique), 18 Ago (AIM) – Dois acidentes de viação mataram, na manhã de hoje (18), pelo menos 35 pessoas, nos distritos de Manhiça e Chongoene, províncias de Maputo e Gaza respectivamente.
O acidente da Manhiça matou pelo menos 24 pessoas no local e os feridos foram socorridos para o Hospital Distrital da Manhiça, enquanto os corpos foram levados para a morgue daquela unidade sanitária. A viatura que se envolveu no sinistro circulava no sentido Gaza-Maputo.
Já na província de Gaza, o sinistro matou pelo menos 11 pessoas, enquanto outras oito ficaram gravemente feridas, em resultado de um acidente de viação envolvendo um camião e um transporte semi-colectivo de passageiros.
O Presidente da República, Daniel Chapo, endereçou condolências às famílias das vítimas mortais de acidentes de viação e pediu maior prudência aos condutores que se fazem a via pública.
”Está manhã recebemos uma notícia triste de um acidente de viação, na província de Gaza, concretamente no distrito de Chongoene (…) ceifou a vida dos nossos irmãos. Queríamos aproveitar este momento para prestar condolências às famílias enlutadas na sequência desse acidente de viação”, disse Chapo, que falava em Tete, durante a abertura do XII Festival Nacional da Cultura (FNC).
Como forma de evitar que situações sinistras se repitam ao nível do território nacional, Chapo apela prudência e observância das regras de trânsito aos condutores que entram na estrada.
”Queremos apelar para que os condutores que se fazem a via pública, conduzam com prudência, que sem transgressão as regras de trânsito”, apelou.
Paralelamente, o Chefe do Estado lamentou a morte dos artistas que, infelizmente, terão perecido no intervalo de tempo desde a realização da XI edição do FNC, em 2023, até a presente edição, dois anos depois.
Chapo também lamenta a morte de vários moçambicanos na província nortenha de Cabo Delgado, vítimas de incursões terroristas.
(AIM)
SC/sg