
PR recebe cartas credenciais de diplomatas de 11 países
Maputo, 11 Set (AIM) – O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, recebeu hoje (11) as cartas credenciais de 11 novos embaixadores, representantes de várias regiões do mundo.
Dos novos diplomatas acreditados em Moçambique constam Derick Livume, alto-comissário da Zâmbia; Kartika Candra Negara, embaixadora da Indonésia; Ahamad Mohammad Alwohaib, embaixador do Reino da Arábia Saudita, Jorge da Cunha Monteiro, embaixador da República Portuguesa; Anderson Blanc; alto comissário do Canadá.
Foram igualmente acreditados no país, André Jato, embaixador do rei da Suécia; Anne Marie Danielle Perrier, alta-comissária das Maurícias; Vladimir Nikolaevich Tararov, embaixador da Federação Russa; Egil Thorsas; embaixador do Reino da Noruega e Nicolas Randin, embaixador da Suíça.
Chapo instou aos novos embaixadores a promover e dinamizar cada vez mais as relações para uma cooperação económica mais activa.
Na audiência cedida ao alto-comissário da Zâmbia, Derick Livume, o Chefe do Estado vincou a necessidade de melhorar as relações históricas e aumento da cooperação nos sectores de transporte e comunicações, comércio, gestão de recursos hídricos e energia.
Com a República das Maurícias realçou a importância da realização das consultas entre dos dois países, monitoria e promoção de intercâmbio bilateral, questões económicas, turismo e agricultura, sobretudo na área de açúcar.
Relativamente a audiência com o diplomata da Guiné foi abordada a questão de área de professores e bolsas de estudo.
Enquanto isso, com a Indonésia, o compromisso foi assumido ao mais alto nível, na área de óleo, gás e bolsas de estudo.
Segundo a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria dos Santos Lucas, em relação a Arábia Saudita, o interesse foi consolidar e de expandir às relações de cooperação económica empresarial e apoio na área de gás natural.
Na interacção entre o Presidente da República, Daniel Chapo e o novo embaixador de Portugal, foi destacadaa importância de troca de visitas de alto nível e relações diplomáticas.
Com a Noruega, a conversa cingiu na partilha de experiências na área óleo, gás, energias renováveis e fundo soberano.
A Noruega tem apoiado vários projectos uma área de desenvolvimento.
A Suécia tem apoiado o país na área humanitária em relação ao terrorismo no norte do País impacto do ciclone, segurança alimentar.
(AIM)
MR/sg