Presidente da República, Daniel Chapo, orienta sessão de Diálogo Nacional Inclusivo
Maputo, 30 Set (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo, dirigiu esta terça-feira uma sessão dedicada ao Diálogo Nacional Inclusivo, na qual foi decidido que o processo de auscultação pública terá início a 6 de Outubro, envolvendo todas as províncias de Moçambique e as comunidades da diáspora.
De acordo com o Presidente da Comissão Técnica para o diálogo nacional inclusivo, Édson Macuácua, brigadas serão formadas para actuar em todos os distritos e junto das comunidades no exterior, garantindo que cidadãos singulares e coletivos possam expressar as suas opiniões.
“O dia 6 de Outubro é o dia do arranque do processo de auscultação pública ao nível das províncias e da diáspora. Os líderes estiveram reunidos hoje em sessão sob liderança de sua Excelência o Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, sessão na qual decidiu-se que o dia 6 de Outubro deverá ser o dia do início do processo de auscultação pública ao nível provincial e na diáspora”, disse Macuácua.
Os programas com datas e locais para os actos de auscultação serão divulgados oportunamente, assegurando ampla participação.
O processo de auscultação pública busca contemplar todos os segmentos da sociedade, incluindo os sectores político, económico, social, cultural e académico.
O Presidente Chapo apelou à participação activa dos cidadãos, destacando a importância do momento para o exercício da cidadania, a promoção da cultura de paz, a coesão e reconciliação nacionais, bem como o fortalecimento da democracia e a renovação dos contratos sociais.
(AIM)
IN /sg
