
Presidente da República, Daniel Chapo, recebe em audiênca Ministro da Energia e Energias Renováveis da Argélia, Mourad Adjal
Maputo, 15 Out (2025) – o governo argelino comprometeu-se a criar uma empresa mista para o fabrico de equipamentos eléctricos e a construção de uma central térmica para a produção de 40,2 MW de energia.
As duas iniciativas foram anunciadas esta quarta-feira (15), em Maputo, pelo ministro da Energia e Energias Renováveis da Argélia, Mourad Adjal, à imprensa minutos após o término de um encontro que manteve com o estadista moçambicano, Daniel Chapo.
“O primeiro projecto consiste na criação de uma empresa mista dedicada à fabricação de equipamentos eléctricos, enquanto o segundo projecta a construção de uma central de produção de electricidade de 40,2 MW em Moçambique”, anunciou.
Importa referir que o encontro surge no seguimento da recente visita oficial do Chefe do Estado moçambicano à Argélia, em Setembro último, e visa acelerar a implementação das orientações definidas entre os Presidentes Daniel Chapo e Abdelmadjid Tebboune, no quadro da parceria africana e da integração económica regional.
Na ocasião, o Presidente Chapo destacou a abertura de Moçambique a investimentos e parcerias estratégicas, sublinhando o papel geoestratégico do país.
“O nosso país representa uma porta de entrada para a África Austral e para o Oceano Índico. As nossas potencialidades naturais e geoestratégicas oferecem amplas oportunidades de cooperação e investimento para os parceiros africanos”, afirmou.
Adjal, por seu turno, destacou o simbolismo da visita e a determinação da Argélia em consolidar a cooperação bilateral. “Esta audiência simboliza a consolidação das relações fraternas entre Moçambique e a Argélia.”
“Transmiti ao Presidente Chapo as saudações e o apreço do Presidente Abdelmadjid Tebboune, reafirmando a nossa determinação em fortalecer a parceria no quadro da cooperação africana”, acrescentou.
O sublinhou o compromisso da Argélia em implementar rapidamente os projectos. “Estas iniciativas demonstram a nossa determinação em concretizar esta cooperação no terreno com a maior brevidade possível, privilegiando sectores estratégicos capazes de gerar impacto económico imediato e duradouro.”
No final da audiência, Mourad Adjal expressou confiança no fortalecimento dos laços bilaterais. “Espero que esta visita produza resultados satisfatórios que correspondam às aspirações das nossas lideranças e dos povos de Moçambique e da Argélia.”
Ainda nesta quarta-feira, em Maputo, as delegações dos Ministérios da Energia de Moçambique e da Argélia reuniram-se com o ministro moçambicano dos Recursos Minerais e Energia.
Falando à imprensa, o ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Estêvão Pale, afirmou que “o encontro permitiu passar em revista as várias áreas que podem ser desenvolvidas e os aspectos que poderão ser implementados com maior brevidade, para benefício das nossas duas economias, dos nossos países e dos nossos povos”.
“A Argélia é um parceiro com grande domínio e experiência na área da energia e de minerais”, sublinhando que a cooperação incidirá sobretudo sobre “a pesquisa, prospecção e exploração de petróleo e gás, bem como sobre a utilização do gás natural para fins domésticos e de industrialização”, destacou.
Segundo Pale, “existem blocos em discussão com a parte argelina que poderão ser utilizados para garantir o aumento e a continuidade da produção de gás natural em Moçambique”.
Já o governante argelino declarou ainda que “as partes se comprometeram a criar um mecanismo de encontros regulares entre os operadores dos dois países, com vista à exploração conjunta de diferentes pistas de cooperação, incluindo a formação e capacitação de quadros moçambicanos em diversos domínios técnicos, nomeadamente na produção, transporte e distribuição de energia eléctrica, e no desenvolvimento das energias renováveis.”
“Há grande ambição em redinamizar esta parceria, e trabalharemos com o nosso amigo, o Ministro da Energia e Recursos Minerais, para que este processo se acelere no mais breve prazo possível”, concluiu.
(AIM)
NL / sg