
Maputo, 15 Out (AIM) – Moçambique e Argélia reafirmaram, esta terça-feira (15), o compromisso de aprofundar a cooperação bilateral nos domínios dos recursos minerais e energia, com destaque para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de petróleo e gás natural.
O entendimento foi expresso durante o encontro mantido em Maputo, entre o ministro moçambicano dos Recursos Minerais e Energia, Estêvão Pale, e o ministro argelino da Energia e das Energias Renováveis, Mourad Adjal, no âmbito da visita oficial que o governante argelino efectua ao país, de 14 a 16 de Outubro corrente.
Falando à imprensa, minutos após o término do encontro, Pale referiu que o encontro serviu para avaliar as áreas prioritárias de cooperação e identificar projectos de interesse comum que possam ser implementados a curto prazo, para benefício mútuo.
“Passámos em revista as várias áreas que podem ser desenvolvidas, os aspectos que podem ser trabalhados o mais rapidamente possível, para o benefício das nossas duas economias, dos nossos países, dos nossos povos, de modo a avançarmos e termos sucesso nesta cooperação”, afirmou o ministro.
O governante adiantou que a Argélia manifestou disponibilidade para apoiar Moçambique no desenvolvimento de pesquisas e capacitação técnica, sobretudo nas áreas de petróleo, gás e energia, com enfoque no aproveitamento dos recursos para o benefício doméstico e industrial.
“São várias áreas, desde a pesquisa, prospecção e exploração, até à utilização do gás que nós temos, para o benefício do mercado doméstico e da industrialização”, explicou.
Pale reconheceu ainda que a experiência argelina poderá contribuir para intensificar a exploração do gás natural no país.
“Os argelinos têm uma grande experiência. Há blocos que ainda estão a ser discutidos com a parte argelina e que podem ser usados para garantir o aumento e a continuidade da produção de gás natural em Moçambique”, destacou.
Por seu turno, o ministro argelino, Mourad Adjal, assegurou que o seu país vai acolher equipas moçambicanas para formação em diversos domínios técnicos ligados à exploração e gestão de recursos naturais e energéticos.
“Isso começará pela formação, pois já há uma decisão e um engajamento de ambas as partes para que as equipas moçambicanas partam para a Argélia e se formem em vários domínios técnicos”, afirmou.
O encontro insere-se na visita oficial do ministro argelino da Energia e das Energias Renováveis a Moçambique e visa consolidar as relações de amizade e cooperação entre os dois países.
(AIM)
SNN /sg