Maputo, 10 de Nov, 2025 (AIM) – O presidente do grupo United Bank for Africa (UBA) e fundador da Tony Elumelu Foundation, Tony O. Elumelu, realiza esta semana uma digressão de alto nível pela África Oriental, Central e Austral, com Moçambique como uma das principais paragens.
A visita marca mais um passo na estratégia do banqueiro nigeriano para desbloquear oportunidades de investimento e impulsionar o desenvolvimento sustentável do continente.
Reconhecido como um dos mais influentes defensores do africapitalismo, conceito que valoriza o papel do sector privado como motor do progresso africano, Elumelu chega a Maputo esta Quarta-Feira, onde está previsto um encontro com o Presidente da República, além de reuniões com líderes empresariais, decisores políticos e jovens empreendedores.
A viagem integra um periplo por países-chave, incluindo Quénia, República do Congo (Brazzaville), Uganda, Zâmbia, Ruanda e República Democrática do Congo, e reforça o compromisso do UBA em fomentar a resiliência económica, a inclusão financeira e o empreendedorismo juvenil.
“A história de África é uma história de imenso potencial, e é hora de assumirmos a responsabilidade por ela. Através desta digressão, o UBA não está apenas a visitar estas nações vibrantes, estamos a estabelecer parcerias que terão um impacto real” afirmou Tony Elumelu.
“Temos de capacitar os nossos empreendedores, colmatar lacunas de infraestruturas e criar prosperidade partilhada para as gerações futuras”, vinca a nota de imprensa do UBA, realçando que Tony Elumelu chega a Maputo esta semana para reforçar o papel do sector privado africano no crescimento económico e promover novas parcerias de desenvolvimento.
A iniciativa surge num contexto em que se prevê que o PIB africano atinja 2,6 biliões de dólares até 2030, impulsionado por sectores como as telecomunicações, tecnologia da educação e bens de consumo. O UBA, presente em mais de 20 países africanos, pretende facilitar 50 mil milhões de dólares em fluxos comerciais e de investimento nos próximos cinco anos.
Entre os marcos recentes da instituição destaca-se o lançamento do Livro Branco “Banking on Africa’s Future: Unlocking Capital and Partnerships for Sustainable Growth”, que defende o aumento do investimento directo em activos verdes e no desenvolvimento do capital humano como pilares para o crescimento sustentável de África.
Com esta digressão, Tony Elumelu reforça a sua posição como um dos rostos mais visíveis de uma nova geração de líderes africanos empenhados em transformar o potencial económico do continente em prosperidade real e partilhada.
(AIM)
