Maputo, 20 Nov (AIM) – A Turquia reiterou quinta-feira, 20, total disponibilidade para apoiar Moçambique no combate ao terrorismo na província nortenha de Cabo Delgado, oferecendo soluções tecnológicas, experiência operacional e até linhas de crédito para a aquisição de equipamento militar.
As declarações foram feitas em Maputo pelo Secretário das Indústrias de Defesa da Presidência da República da Turquia, Haluk Görgün, durante um encontro mantido com órgãos de informação, no âmbito da visita de dois dias ao país para a assinatura de instrumentos de cooperação no sector da defesa.
Falando sobre a experiência acumulada pela Turquia no combate a grupos terroristas, Haluk Görgün sublinhou que o seu país enfrentou desafios em áreas geográficas muito difíceis, tendo sido obrigado a desenvolver tecnologia e equipamento próprios para acabar com o fenómeno.
“Tivemos que encontrar uma solução, usando equipamento que é produzido localmente na Turquia e usar não apenas os sistemas de munição e as armas, mas também todas as tecnologias e disciplinas necessárias”, afirmou.
O responsável explicou que esta evolução tecnológica resultou da necessidade de responder de forma eficaz às ameaças internas e externas, através de um trabalho articulado entre militares no terreno e empresas de defesa turcas, factor que permitiu aperfeiçoar rapidamente os sistemas utilizados em operações reais.
“Tivemos muitas experiências lutando contra o terrorismo. Os oficiais militares tácticos muito habilidosos usaram o equipamento que foi produzido pela Turquia, trabalhando prontamente com as empresas, dando o feedback do campo real”, referiu.
Segundo Görgün, esta combinação de prática operacional e inovação industrial coloca a Turquia em posição privilegiada para apoiar Moçambique, que enfrenta a violência armada no norte do país.
“Moçambique sofre do terrorismo, especificamente na parte norte. gostariamos de usar essa experiência para superar o efeito do terrorismo e usar o equipamento que já tínhamos provado no campo”, destacou.
O governante turco revelou igualmente que seu país está pronto para abrir linhas de crédito destinadas à aquisição de equipamento militar moçambicano, através do Eximbank turco.
“Temos um mecanismo de crédito que pode financiar produtos como rádios, sistemas de observação, sistemas de segurança da fronteira, e alguns sistemas de inteligência”, explicou.
Embora ainda não exista um mecanismo de financiamento para equipamentos de nível mais elevado (letal), Görgün garantiu que esse instrumento está em preparação. “No próximo ano, eu espero, nós teremos um mecanismo de crédito para produtos de nível e vamos apoiar os nossos países para usar o nosso crédito de exportação”, afirmou.
A Turquia mostrou também abertura para cooperação industrial e transferência de tecnologia, visando aumentar a autonomia moçambicana na área da defesa.
Destacou que seu país evoluiu de 20 por cento para 80 por cento de conteúdo local em produtos de defesa nos últimos 20 anos, experiência que pretende partilhar com Moçambique.
O encontro terminou com o compromisso de que o Fórum de Defesa Indústria Turca–Moçambique irá trabalhar no “mapa de caminho” para a implementação das prioridades definidas por ambas partes.
(AIM)
Paulino Checo (pc)/mz
