Mercado Grossista do Zimpeto. Foto de Carlos Júnior
Maputo, 10 Dez (AIM) – A Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) garante que o país dispõe de mais de 300 mil toneladas de produtos básicos para a quadra festiva em todo o território moçambicano.
A garantia foi dada pela Inspectora-geral da INAE, Shaquila Mahomed, em conferência de imprensa para dar a saber sobre a fiscalização das actividades económicas efectuada em todo o país no âmbito da quadra festiva.
Shaquila Mahomed assegurou estarem criadas condições mínimas para responder a procura de produtos básicos durante as festas do Natal e Final do Ano.
“Das visitas efectuada a grandes unidades económicas a nível nacional constatou-se a garantia de stock para a quadra festiva com um total de 322.574 toneladas de diversos produtos básicos”, afiançou Mahomed.
Acrescentou ainda que, “a zona centro regista o maior stock numa quantidade de 197.269 toneladas, seguida da zona sul com 72,054 toneladas e, por último, a zona norte com 53.251 toneladas. No entanto, há tendência de escassez de carapau 16 na província de Inhambane”.
No âmbito dos trabalhos de fiscalização, a INAE fiscalizou 121 talhos e peixarias bem como 127 estabelecimentos de venda de bebidas alcoólicas.
Desta actividade Mahomed explicou que três talhos de 53 estabelecimentos de venda de bebidas alcoólicas foram suspensos.
“Neste período, foram fiscalizados 121 talhos e peixarias que culminou com a suspensão de três, no distrito de Marracuene com registo de infracções graves. Uma delas estava a exercer actividades de forma ilegal e as outras duas não estavam a observar as normas de higiene e conservação de alimentos”, avançou.
“Foram fiscalizados no total 127 unidades económicas de comércio de bebidas alcoólicas, estamos a falar de botlte stores, mercearias que têm esta dupla actividade que é de mercearia e ao mesmo tempo Bottle store a nível nacional o que culminou com a suspensão de 53 estabelecimentos flagrados a funcionar aos domingos”, vincou.
A inspectora-geral da INAE indicou que nas fiscalizações realizadas nas últimas duas semanas verificou-se uma estabilidade de produtos básicos apesar de ter sido observando uma subida de preços do tomate, peixe e frango na província nortenha de Nampula.
(AIM)
FG /sg
