Cheias urbanas na cidade de Maputo
Maputo, 19 Jan (AIM) – As chuvas deverão abrandar nas próximas 24 horas na cidade e província de Maputo, enquanto Gaza e Inhambane continuam sob precipitação intensa, com tendência de agravamento nas regiões Centro e em algumas zonas do Norte do país.
A previsão foi avançada hoje pelo meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), Arsénio Mindu, durante a actualização do estado do tempo para o período em análise.
“Para a província de Maputo, o estado do tempo tende a melhorar nas próximas horas, com a ocorrência de chuvas fracas e localizadas”, afirmou, explicando que “o sistema de baixas pressões responsável pela chuva no sul do país desloca-se gradualmente para a região Centro”.
Em Gaza e Inhambane, províncias fortemente afectadas pelas cheias desde o início da época chuvosa, “mantém-se a ocorrência de chuvas significativas, sobretudo na zona sul de Gaza e na faixa costeira de Inhambane”.
Segundo o especialista, a progressão do mesmo sistema atmosférico deverá provocar precipitação intensa nas províncias de Manica e Sofala nas próximas 24 horas.
As previsões do INAM apontam ainda para a possibilidade de chuvas fortes, na tarde de amanhã, em alguns distritos das províncias da Zambézia e Tete.
À medida que o sistema se desloca para norte, prevê-se igualmente a ocorrência de chuvas significativas na província de Nampula e em parte da cidade de Lichinga, capital provincial do Niassa.
Entretanto, dados do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) indicam que as cheias e inundações já afectaram mais de 500 mil pessoas em todo o país, com milhares de casas danificadas e várias infra-estruturas sociais comprometidas.
(AIM)
XM/sg
