Nampula (Moçambique), 19 Jan (AIM) – A Universidade Lúrio (UniLúrio) decidiu adiar a realização de exames de admissão em alguns centros da zona sul do país, assolada por chuva intensa, cheias e inundações.
Os exames previstos para os dias 20 a 22 de Janeiro corrente irão decorrer normalmente noutros centros das restantes províncias. Assim, foram adiados os exames de admissão nos centros de Maputo e Gaza.
Higino Fabrica, chefe do departamento de Admissão da UniLúrio, confirmou a decisão esta segunda-feira (19), em conferência de imprensa, onde revelou que um total de três mil candidatos concorrem para as 690 vagas disponíveis.
“Em outros locais irão decorrer como o planeado, falo de Nampula, Niassa, Cabo Delgado, Zambézia, Manica, Tete e Inhambane. A Universidade, para o ano de 2026, oferece um total de 690 vagas, distribuídas para os ramos de ciências de saúde, ciências agrárias, engenharias, ciências contábeis, como também para cursos ligados a ciências naturais. O curso de medicina é o que tem mais inscritos”, esclareceu.
Fabrica justificou o adiamento dos exames em Maputo e Gaza com a intenção de proporcionar aos candidatos as mesmas oportunidades dos restantes, numa altura em que as províncias onde residem sofrem os efeitos severos da chuva, que assola a zona sul nas últimas semanas.
“A UniLúrio acompanha atentamente a situação de emergência devido às inundações que fustigam a zona sul do país. Pelo facto vai a nossa maior solidariedade a todos os afectados. Para garantir a igualdade de oportunidade, transparência e justiça no processo de admissão e preocupados com os nossos candidatos da região, decidimos adiar a realização dos exames nos júris de Maputo e Xai-xai”, anotou.
Por outro lado, Higino Fábrica enfatizou que a UniLúrio não vai pactuar com as fraudes académicas.
“Estamos numa altura de combate severo às fraudes académicas e a UniLúrio combate este mal que apoquenta o ensino superior”, disse.
A Universidade Lúrio é uma instituição de ensino superior pública, com a sua sede estabelecida no bairro de Marrere, na cidade de Nampula, e foi criada por decreto presidencial a 26 de Dezembro de 2006.
Além da sede, a UniLúrio tem pólos na Ilha de Moçambique (Nampula), Pemba (Cabo Delgado) e Unango (Niassa).
(AIM)
RI (Rosa Inguane)/dt
