Bilhetes de Identidade
Maputo, 23 Jun (AIM) – A Direcção Nacional de Identificação Civil (DNIC) introduziu um sistema de advertência por mensagem aos cidadãos portadores de Bilhete de Identidade (BI) prestes a expirar.
A informação foi avançada hoje, em Maputo, pela porta-voz da DNIC, Gilda Lameque, em conferência de imprensa sobre o balanço das actividades referente ao primeiro semestre do ano em curso; e a Introdução do sistema de alerta por SMS para Bilhetes de identidade pestes a expirar.
“Este sistema está em curso desde o mês de Maio do corrente ano, e a mensagem é enviada um mês antes de expirar o Bilhete de Identidade dos cidadãos de modo a aproximarem aos postos de emissão de BI, para procederem a devida renovação”, disse Lameque.
Fazendo o balanço positivo das actividades do sector de Janeiro a Junho do ano em curso, Gilda Lameque referiu que, face as manifestações pós-eleitorais que se verificaram também no início do semestre em análise, registou-se um decréscimo numérico em relação aos pedidos recebidos e consequentemente os bilhetes produzidos e levantados, se comparando ao período homólogo de 2024.
“Neste período foram submetidos 677.305 pedidos de Bilhetes de Identidade, contra 712.158 do período homólogo anterior, o que reflecte uma redução em 34.853 pedidos. Tendo sido produzidos, 730.527 contra 1.295.904, uma redução a meta semestral prevista, calculada em 884.626 BI’s”, avançou.
“Do número foram levantados 556.494 BI’s contra 1.027.040 do período anterior, uma redução em 76,18 por cento em relação aos bilhetes produzidos e em termos de remanescente, temos 246.467 Bilhetes de identidade por serem levantados”, acrescentou.
A porta-voz da DNIC anunciou a abertura de 15 novos postos de atendimento a nível nacional.
“Neste período foram abertos 11 postos nos Balcões de Atendimento Único (BAU’s) de todas as capitais provinciais, um no bairro Polana Cimento, na cidade de Maputo, um na localidade de Matola Gare, na província de Maputo, um no Posto Administrativo de Boroma, no distrito de Marara, na província de Tete e um no Posto Administrativo de Macaloge, na província de Niassa, (sul, centro e norte)”, avançou.
Lameque recordou estar em curso desde 13 de Novembro de 2023, a emissão de BI, à escala nacional, para cidadãos que estejam a tratar pela primeira vez, uma actividade levada a cabo pela DNIC, através do projecto EDGE, financiado pelo Banco Mundial e que já beneficiou 253.455 cidadãos, no período referido.
No âmbito da aproximação dos serviços ao cidadão, foram realizadas durante o período em análise 1.705 brigadas móveis, contra 1.390 no período igual anterior, resultando no atendimento de 56.557 cidadãos.
Durante o período em alusão, foram emitidos 1.729 BI’s a favor de igual número de cidadãos moçambicanos residentes na diáspora, contra 1.902, do período homólogo de 2024.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)
