O Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM) está a conduzir um programa de requalificação de vários bairros, previamente seleccionados, para facilitar a provisão de serviços públicos aos munícipes, incluindo energia eléctrica.
Segundo o edil de Maputo, Eneas Comiche, já foram seleccionados 20 bairros, constituídos por habitações de construção precária e acentuadamente degradadas.
Falando na Gala dos 45 anos da Electricidade de Moçambique (EDM), Comiche reconheceu o valioso papel que esta empresa pública vem desempenhando na execução do programa “Energia Para Todos” até 2030, ao nível da capital moçambicana, através da expansão e melhoramento da qualidade da rede.
Disse haver situações desafiantes relacionadas com o crescimento populacional que levam ao surgimento de novos assentamentos em zonas de expansão onde os munícipes requerem novas ligações e assistência técnica.
Acresce ainda a prevalência de zonas de difícil acesso onde dominam construções geralmente precárias e desordenadas , dificultando o acesso para a instalação e manutenção de infra-estruturas de energia eléctrica, além de provisão de serviços de outra natureza.
“Essas são situações pelas quais o Conselho Municipal já começou a agir por meio de programas de requalificação de 20 bairros seleccionados”, assegurou.
A requalificação, segundo o edil, prevê o reordenamento das habitações, abertura de ruas, alargamento e iluminação de becos e criação de espaços públicos.
“Uma vez iluminadas, teremos menos criminalidade e mais espaços de convívio e sobretudo saudáveis”, afirmou.
“Nesta óptica, julgo que caminhamos para facilitar o trabalho da EDM nos bairros de Maputo e, em parceria, contribuirmos para melhorar a qualidade de vida dos munícipes”, acrescentou Comiche.
Recordou que a colaboração entre o CMCM e a EDM, nos tempos mais recentes, assenta nos serviços municipais de salubridade através da cobrança da taxa de lixo incluída na factura de energia do cliente.
Actualmente, segundo Comiche, equipas técnicas da EDM têm vindo a trabalhar em colaboração com as estruturas dos distritos e bairros municipais, o que permite responder às emergências e outras necessidades que se colocam aos clientes desta empresa pública.
A Gala dos 45 anos contou com a presença do Presidente da República, Filipe Nyusi,