
Power lines downed by tropical storm "Freddy"
Maputo, 25 Fev (AIM) – A Tempestade Tropical Moderada “Freddy”, que se fez sentir sexta-feira (24) com epicentro no distrito de Vilankulo, província meridional de Inhambane, deixou 3.326 clientes sem energia anunciou hoje a empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM).
Segundo a EDM, até ao momento há registo da queda de 21 postes de média tensão e destruição de um posto de transformação.
“Como consequência destes fenómenos, cerca de 3.300 clientes particulares e 26 privados dos distritos de Vilankulo, Inhassouro, Mabote, Massinga e Funhalouro, na província de Inhambane, estão sem energia eléctrica”, explica a EDM em comunicado.
O custo total para a reposição dos danos causados pelo Freddy em Inhambane é de 6.656.000 meticais (cerca de 104 mil dólares ao câmbio corrente). Enquanto isso, equipas técnicas já estão no terreno, intervindo na rede para a reposição gradual do sistema.
Entretanto, as condições atmosféricas e a inacessibilidade de alguns locais têm sido os maiores obstáculos e concorrem para a demora na reposição do fornecimento da corrente eléctrica.
A EDM tranquiliza e afirma que, “apesar dos danos causados pelas intempéries, as linhas de alta tensão e subestações, a nível nacional, estão estáveis”.
Devido a destruição de infra-estruturas, a EDM recomenda a observância rigorosa de medidas de prevenção e segurança, tais como, evitar estar próximo de qualquer equipamento eléctrico, evitar tocar nos cabos eléctricos ou postes, controlar as crianças para não brincarem perto das infra-estruturas danificadas, entre outras.
A EDM recomenda ainda a população para evitar manusear aparelhos e equipamentos eléctricos com o corpo molhado ou descalço, não utilizar ferramentas eléctricas ao ar livre em condições de humidade e mesmo em caso de interrupção no fornecimento de energia, todas as instalações devem ser consideradas como estando permanentemente em tensão.
Entretanto, a EDM continua a monitorar os danos causados pelo Ciclone Tropical Freddy e agradece a colaboração de todos na identificação e comunicação de todas as anomalias observadas nas infra-estruturas eléctricas em qualquer local do país.
(AIM)
sg