Maputo, 08 Abr (AIM) – O governo da província da Zambézia, na região centro de Moçambique, alocou uma embarcação convencional para a travessia sobre o rio Lua Lua, no distrito de Dere.
No acto de entrega, a secretaria do Estado naquela província, Cristina Mafumo, enalteceu a importância daquele meio de transporte que irá aliviar o sofrimento da população, que há mais de um mês, usava canoas de cascas de árvores e madeira para a travessia do rio
Segundo a fonte, a embarcação vai dinamizar o trânsito, reduzir os riscos e facilitar o movimento de estudantes, doentes, agentes económicos, entre outros, em cumprimento da promessa anunciada pelo presidente da República, Filipe Nyusi, na sua última visita àquele distrito.
Na altura, o estadista constatou que os alunos eram transportados em canoas feitas na base de cascas de árvores e prometeu uma embarcação convencional enquanto se mobilizam recursos para a construção de uma ponte de raiz.
“Nós fomos mandados para vir entregar esta embarcação que vai aliviar o sofrimento da população de Dere, melhorando desta forma as condições de transitabilidade”, disse Mafumo, este sábado (08), em entrevista à Rádio Moçambique (RM), a emissora pública.
“O que nós queremos é que Dere continue a desenvolver. A alocação desta embarcação vai dinamizar o trânsito, reduzir os riscos e facilitar o movimento de pessoas e bens”, acrescentou.
A embarcação, com capacidade para transportar 16 pessoas, vai beneficiar cerca de 300 mil habitantes daquele distrito.
(AIM)
lw/dt