Maputo, 24 Mai (AIM) – Pelo menos três pessoas morreram e duas contraíram ferimentos graves em consequência de um aparatoso acidente de viação que se registou cerca das 19h30 (hora local) de terça-feira (23) na Estrada Nacional número Um (N1), na baixa do distrito de Chicumbane, província de Gaza, sul de Moçambique.
Um comunicado de imprensa do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) enviado à AIM refere que o sinistro, do tipo choque entre carros, envolveu um autocarro de marca “Yutong”, matrícula ALW011MP, da transportadora de passageiros CityLink, que seguia no sentido Xai-Xai-Chicumbane, um tractor agrícola, com chapa de inscrição AAJ 067 GZ, marca Ford, e um veículo ligeiro de mercadorias, com chapa de inscrição AAG 934 MC.
O tractor encontrava-se estacionado na faixa de rodagem, sem a devida sinalização.
Na tentativa de contornar o tractor, o autocarro entrou na faixa contrária e embateu no veículo ligeiro.
O acidente também provocou danos materiais avultados nos veículos envolvidos.
Segundo a nota, dados preliminares apontam como causa provável do sinistro, velocidade excessiva por parte do autocarro, e falta de iluminação e pré-sinalização de perigo do tractor agrícola estacionado na faixa de rodagem.
Peritos do Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO), da Polícia de Trânsito (PT), do sector de saúde, e outras autoridades do distrito acorreram ao local, imediatamente, para “prestar o apoio necessário” às vítimas e suas famílias, bem como recolher informação para a peritagem.
Devido aos danos materiais causados pelo sinistro, o trânsito de veículos esteve temporariamente condicionado.
As autoridades fizeram-se ao local do sinistro para a regulação do trânsito e remoção dos veículos envolvidos.
O MTC reitera o apelo para o cumprimento rigoroso das regras de condução para evitar mais sangue nas estradas moçambicanas.
(AIM)
Ac/mz