
Maputo, 19 Jun (AIM) – O governo moçambicano já tem disponíveis 377 milhões de dólares para elevar a taxa de acesso a energia eléctrica de 49 por cento para 64% da população até 2024 em linha com o Programa Energia para Todos (ProEnergia).
O programa visa garantir o acesso universal a energia até 2030. O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, anunciou o facto hoje, em Maputo, durante a reunião Anual do Energy Sector Working Group (ESWG).
Zacarias diz que as boas relações entre Moçambique e seus parceiros facilitaram o alcance das metas de electrificação estabelecidas pelo governo.
“O compromisso dos parceiros para com a nossa causa tem-nos permitido electrificar as zonas mais recônditas do nosso país e promover energias limpas no contexto da transição energética”, disse o governante.
O montante corresponde a segunda Fase do ProEnergia. Para a primeira Fase Moçambique recebeu um financiamento no valor de 152 milhões de dólares que permitiu estabelecer novas ligações e elevar a taxa de electrificação de 35% em 2019 para os actuais 49%.
O ministro louva também a aprovação da Lei de Electricidade que, segundo a fonte, vai permitir um incremento na produção de energia eléctrica na ordem de 600 MW.
“Em 2022 foi aprovada a nova Lei de Electricidade no âmbito dos esforços para a criação de um quadro legal atractivo para novos operadores. Este novo quadro regulatório dá espaço para, entre outros, actores privados contribuírem para elevar a capacidade de geração de energia eléctrica em 600 MW no presente ciclo de governação, dos quais 200MW de energias renováveis”, disse Zacarias.
O ProEnergia visa operacionalizar através de soluções dentro e fora da rede eléctrica nacional o acesso universal a energia até 2030, com o financiamento do governo moçambicano, Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, Suécia, Noruega, Reino Unido, Alemanha, Bélgica e a União Europeia.
A reunião do Energy Sector Working Group tem como objectivo avaliar o nível de implementação dos programas de cooperação no sector de energia.
(AIM)
Custódio Cossa (CC)/sg